Por iniciativa do vereador Genésio Piazza, autor do projeto de lei já transformado em lei municipal sancionada pelo prefeito Tiago Dalsasso, o prédio que sedia a Câmara de Vereadores terá o nome do professor e historiador Walter Fernando Piazza.

Nascido em 6 de novembro de 1925 e falecido em 2016, Piazza é tido como um dos maiores historiadores de Santa Catarina e do Brasil. Sua trajetória projetou-se, em especial, pela busca da história da italianidade no Estado, dedicando sempre capítulos especiais para Nova Trento, sua terra natal.

Em 1950 publicou o livro “Nova Trento”, em que conta a história, suas conquistas e também os sofrimentos do município.  Na justificativa do projeto o vereador Genésio Piazza relata que a extensa obra de Walter Piazza totalizou a produção de 27 livros, 12 coletâneas sob sua organização, 10 livros em coautoria e mais 200 artigos em periódicos da área de Ciências Humanas, na imprensa diária e nos anais de reuniões científicas no Brasil e no exterior.

Foto: Rosane Lima/Arquivo/ND

“Um autor de Nova Trento que ganhou o mundo!”, destaca o vereador que publicamente agradece o cientista social Ivan Franzoi e o professor e historiador Jonas Cadorin, que deram sua contribuição para fundamentar a justificativa do projeto que se concretizou na importante homenagem ao ilustre filho de Nova Trento. O projeto recebeu aprovação unanime.

Acervo foi para Udesc

A nova administração municipal, que demonstra tem consideração pelo patrimônio histórico, ficou entusiasmada com a possibilidade de transferir para Nova Trento o acervo de Walter Piazza. Depois de sua morte, em 2016, a família buscou interessados em tal acervo e em Nova Trento – e, talvez até por falha de comunicação – não teria havido interesse maior.

Contatada indiretamente sobre isso, a família informou que doou o acervo para a Universidade do Estado (Udesc) e não tem mais como mudar isso. Mas uma sobrinha do historiador, Bernardete Pizza, se comoveu com o interesse neotrentino e prometeu que toda a documentação que encontrar em sua casa remeterá para Nova Trento, para que sirva de referência em pesquisa sobre italianidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome