Home topo

Com atualização publicada nesta semana pelo Ministério do Turismo, Nova Trento continua presente no Mapa do Turismo Brasileiro.  A certificação foi recebida nesta semana pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

O mapa contém os municípios que possuem o turismo como área de desenvolvimento, e identifica  locais para investimentos e ações para fomentar a atividade turística nas cidades.  Para permanecer no mapa a secretaria cadastrou mais de 70 estabelecimentos da cidade no Cadastur. Em comparação, no ano de 2021 havia menos de 30 cadastros no sistema.

 “Com outros municípios da Grande Florianópolis, ainda mantemos a letra D, sabendo que precisamos e devemos melhorar muito nossa atividade, para que possamos evoluir sempre”, destaca o secretário Rodrigo Bonhecer.

Sobre o Mapa – A cada dois anos, o Ministério do Turismo realiza uma atualização do Mapa do Turismo Nacional, uma ferramenta de consulta não apenas para o próprio MTur, mas para qualquer cidadão que deseja saber sobre o turismo no país.

O Mapa é uma importante ferramenta para classificar os municípios com atividade turística desenvolvida. São vários critérios utilizados pelo Ministério para categorizar os municípios, dentre eles, comprovação de orçamento público para o setor, arrecadação tributária, geração de empregos formais, estabelecimentos cadastrados no Cadastur, ter Conselho de Turismo ativo, entre outros.

O Ministério analisa dados enviados pelo município e também oriundos dos Ministérios do Trabalho e da Fazenda, além dos cadastros do Cadastur, e após essa análise categoriza de A a E os municípios aspirantes ao Mapa. Após uma criteriosa análise, é feita a categorização.

Segundo pesquisa de dados e análise da Secretaria de Cultura e Turismo, foi possível identificar, com essa última atualização, que as exigências ficaram maiores, e os dados precisaram ser mais detalhados e claros. Isso dificultou a inserção dos municípios no Mapa. Inclusive, é possível perceber que municípios de conhecida atividade turística, por hora estão fora.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome