O Samae de Nova Trento acaba de instalar o primeiro bebedouro público na cidade, na praça Praça Getúlio Vargas. A autarquia estava trabalhando há alguns meses na criação de um protótipo e a escolha final do modelo, já em funcionamento, foi feita pelos seus próprios servidores. Todas as peças, a montagem e a colocação no logradouro  público foi também feita pela equipe da autarquia.

A iniciativa partiu do servidor Wilson Mário Sgrott Júnior, que levou a ideia ao diretor, Ivã Franzoi, que prontamente autorizou o início dos trabalhos, com pesquisa na internet sobre um modelo que pudesse atender à necessidade da população.

Foto: Samae Nova Trento

Vários modelos fabricados foram apresentados, mas todos com altos custos de manutenção. Um bebedouro em funcionamento nos EUA foi o que melhor se encaixou na ideia de custo-benefício. Foi o aceito por vários servidores, com adaptações à nossa realidade.

A estrutura, firmada numa placa de concreto, consiste em um tubo de 200mm, com  mangueiras em seu interior, adaptadas em torneiras de pressão tipo jato, três aparadores de água para adulto, crianças e cadeirantes e pet.

A ideia será aproveitar o máximo possível da água. Por isso, foi idealizado um encanamento interligado, na qual a água que cai nos dois aparadores de cima é canalizada para o aparador do pet, abaixo, junto ao chão. A sobra vai para a rede pluvial.      Se o bebedouro for aprovado pela comunidade, a ideia será a produção e instalação de outros, ao longo do tempo, em outros locais públicos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome