O município de Nova Trento, junto com Correia Pinto, Garopaba, Mondaí, Papanduva, Presidente Nereu, São Bonifácio, São Carlos e Treze Tílias, foi habilitado, por meio da portaria ministerial 4.059, do último dia 18, a receber recursos financeiros do Governo Federal no valor de R$ 125 mil para construção de uma academia de saúde de porte intermediário.

A boa notícia para os neotrentinos foi comemorada especialmente pelo secretário municipal de Saúde, Maxiliano de Oliveira, responsável principal por todos os encaminhamentos, iniciados ainda no ano passado, para que Nova Trento fosse contemplado, uma vez que dezenas de outros municípios catarinenses também se habilitaram.

Como integrante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SC) Max teve que ir à Brasília depois que surgiram relatos de que o Ministério da Saúde não estava aceitando propostas. Havia uma discussão, resolvida com os esclarecimentos, quanto a alguns critérios e acerca do prazo para cadastro das propostas de academia pelos municípios.

Maxiliano ficou feliz com a conquista porque, também, o critério para habilitação levou em conta o princípio da equidade, observando o percentual de cobertura da estratégia saúde da família, que no caso de Nova Trento está entre as melhores de Santa Catarina.

Academia propõe vida saudável 

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Nesse sentido, a Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.

Além disso, um aspecto importante que contribui para a consecução dos objetivos propostos é que não se trata de um serviço isolado. O Programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da Atenção Básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS.

O que terá no local?

  • Banheiros masculino e feminino
  • Consultório de Fisioterapia
  • Consultório de Nutricão
  • Consultório de Fonoaudiologia
  • Consultório de Psicologia
  • Atendimento Individual
  • Academia de ginástica

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome