Depois de um ano de formação com conteúdos teológicos e jurídicos, especialmente os relacionados ao Direito Canônico, encerrou no último final de semana (8 e 9) na Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), em Florianópolis, o primeiro curso para agentes da Pastoral Judiciária, inédita na Igreja Católica no Brasil.

Com professores de alta qualificação, alguns originados do corpo docente do Instituto Superior em Direito Canônico de Santa Catarina,  conveniado à Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma,  o curso formou agentes para atuarem em processos matrimoniais, sobretudo em petição de nulidade ao Tribunal Eclesiástico.

Foto: Divulgação

Cerca de 40 representantes de dioceses participaram do curso, dentre eles o casal Mauro e Denair Scalvin, da Paróquia São Virgílio que, com a formação, está apto a iniciar mais este serviço a partir de 2019 em Nova Trento.

A Pastoral Judiciária é mais uma ação do papa Francisco que por meio do documento Mitis Iudes Dominus Iesus, escrito de próprio punho, trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio. Pelo documento, Francisco  interferiu de forma positiva nos processos jurídicos canônicos na Igreja Católica, agilizando-os, tendo em vista a necessidade da misericórdia e da responsabilidade pastoral.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome