Na sessão extraordinária realizada segunda-feira, 16, a Câmara de Vereadores aprovou, e o prefeito já sancionou a lei municipal que estabelecem novos limites do perímetro urbano do município, atendendo fins urbanísticos e tributários.  No projeto foi mantida a proposta de ampliação conforme estabelece o Plano Diretor, recentemente revisado após 12 anos de vigência, além de ter passado por audiências públicas.

A ampliação será amplamente favorável à população estabelecida ao longo de várias vias públicas, que até agora eram consideradas rurais. Uma das primeiras consequências será a de permitir a implantação de loteamentos, o que não era autorizado até agora.

A nova condição também permite ao poder público levar a moradores, agora transformados em “urbanos”, sem mais restrições, uma série de serviços públicos, com energia, água, saneamento, e dos Correios, dentre vários outros. Com a mudança, a população urbana neotrentina deverá ter um expressivo acréscimo, enquanto a rural deverá se acentuar ainda mais. Conforme o Censo do IBGE de 2022, é de 13.727 habitantes, dos quais 74,89% no perímetro urbano e 25,11% no rural.

Os novos perímetros urbanos

– No distrito de Claraíba, passará a ser considerada como perímetro urbano a rua geral e transversais na localidade de Ribeirão do Krecker, e a rua geral da localidade de Tirol.

– Toda a faixa ao longo da SC-410, e suas ruas transversais, desde o perímetro urbano de Claraíba, passando pelo bairro Morro da Onça, Espraiado e Cascata, incluindo o chamado Morro dos Canhetti, junto ao Centro (Rua Hipólito Boiteux).

–  A localidade de Ribeirão Bilu, que passa a se juntar, como perímetro urbano, ao bairro Mato Queimado.

– O bairro Frederico, desde o cruzamento com a Rua Madre Paulina, no bairro Vígolo, até a capela dos Santos Mártires, incluindo transversais.

– O bairro Baixo Salto, desde a ponte João Vanini até o oratório de Nossa Senhora Aparecida.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome