Terça-feira, 6, vai para a história da música neotrentina: numa reunião no Salão Paroquial São Virgílio, foi aprovado oficialmente o estatuto de uma nova corporação musical em Nova Trento, a Banda Folk San Vigili. No mesmo dia foi constituída a primeira diretoria que irá presidi-la até maio de 2027, e aprovado seu brasão.
O encontro começou pela apresentação do brasão da banda (foto) encomendado pelo maestro Érico Marchi e criado de forma voluntária pela neotrentina Laura Marchi. A peça é composta pelas cores e elementos do padroeiro São Virgílio, e servirá de base para o uniforme, que também será elaborado por uma neotrentina de forma voluntária.
Noutro momento foi aprovado o estatuto da entidade e eleita a primeira diretoria(foto) de forma unânime. O primeiro presidente da Banda Folk San Vigili será Rogério Marcos Mazzola, e o vice Ademar Darós. Foram eleitos também o primeiro secretário, Vinícius Dinis Kaspar; segundo secretário, Misael Dalbosco, além de Rita Roseli Masera Marchi e Maurino Amorim como tesoureiros. O conselho fiscal ficou composto por Norberto Cipriani, Maucon Demonti Amorim e Fabio Giacomini (efetivos,) e Mateus Demonti Amorim, Mauricio Demonti Amorim e Adriano Bertotti (suplentes).
Na histórica reunião discutiu-se também a falta de alguns instrumentos para viabilizar as primeiras apresentações na festa de São Virgílio deste ano. Muitos músicos têm os seus, mas há necessidade de compra de algumas peças-chave. Encaminhamentos já estão sendo dados. De qualquer forma, a banda estará presente na festa do padroeiro.
A Banda Folk San Vigili nasceu da iniciativa de alguns músicos para resgatar a tradição secular de tocar durante a procissão de Sexta-feira Santa, como voltou a ocorrer neste ano, sob muitos aplausos e acolhida da população. Mas decidiu-se ir além e fundar um grupo permanente voltado à preservação das raízes e dos costumes locais. Contou muito nisso o incentivo e o encorajamento dado pelo padre Pedro Schlichting.
O propósito da nova banda é, desde já, buscar enaltecer a herança histórica de Nova Trento, inspirando-se nas tradições centro-europeias, especialmente aquelas oriundas do antigo Tirol. Assim, dizem seus músicos, o grupo vai fortalecer a identidade da comunidade por meio de suas apresentações.
No final da reunião histórica de terça-feira foi lembrado o fato de neste ano de 2025 se comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes, homens e mulheres que, com coragem e trabalho, fundaram Nova Trento e mantiveram vivos os costumes, a língua e os valores de sua terra natal. Assim, a Banda Folk San Vigili surge como uma homenagem a esse legado, interpretando melodias tradicionais, como marchas, polcas e valsas, além de composições inspiradas nas montanhas, nas festas e no cotidiano dos nossos antepassados.