Pela primeira vez, como decorrência e exigência da recente criação do Conselho Municipal do Idoso, Nova Trento promove sua Conferência Municipal do Idoso, nesta terça-feira, 12, das 13h30 às 17 horas, na Casa Dei Nonni.

A conferência será aberta com uma palestra a cargo da assistente social da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Vania Guareski Souto, seguida da café e sorteio de brindes. A programação segue com a formação de grupos para debates acerca de ações e planos voltados aos idosos neotrentinos para os próximos dois anos.

Um dos assuntos a ser colocado em pauta é um projeto, ainda em redação e que quando pronto será enviado ao Legislativo, para a constituição, em Nova Trento, do Fundo Municipal do Idoso, instância necessária para captação de recursos que possam financiar projetos e programas para a população acima de 60 anos, que se estima ser de aproximadamente 5 mil pessoas, ou 30% do total. Os recursos do fundo seriam oriundos de parte das receitas municipais, de convênios, doações e transferências do Estado e da União, entre outras.

O secretário de Assistência Social, Josemar Franzoi, acredita que o fundo poderá estimular ainda mais a atenção que já é dada aos idosos de Nova Trento, cujo símbolo maior são as Casas Dei Nonni do Centro e do bairro Trinta Réis. Há grupos de idosos que também se reúnem semanalmente na localidade de São Valentim e no distrito de Aguti.

O fundo também teria outras utilidades, na visão de Josemar Franzoi. Uma delas seria dar assistência a dezenas de idosos doentes e com carência financeira que precisam de tratamentos diversos, como fisioterapia e de fraldas geriátricas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome