A família Sartori de Nova Trento promove neste sábado, 11,  no Sítio Nona Lurdes, a 2ª Sartorada, evento que reúne os descendentes de Antonio Paulo Sartori e Angela Marchi. Antonio é filho do imigrante Paolo Sartori, que deixou a cidade de Colle Umberto, na província de Treviso, região do Vêneto, Itália, em 1875, para construir vida nova na América junto à esposa Giovanna Bet.

O casal de imigrantes deu origem a nove filhos, dentre eles Antonio Paulo, nascido em 14 de abril de 1887. Antonio se casou em 30 de dezembro de 1916 com Angela Marchi. Desta união, nasceram 17 filhos que, por sua vez, se multiplicaram em dezenas de descendentes por todo o Brasil. A festa deste sábado é protagonista de um reencontro de, pelo menos, cinco gerações.

A 2ª Sartorada também é uma homenagem a Antonio Paulo Sartori, que ficou notabilizado em Nova Trento pela preocupação que tinha com a educação. Ainda nas primeiras décadas de colonização, dadas as raras condições de ensino, a administração local conseguiu uma sala na casa do Sr. Francisco Dalsenter, no bairro Trinta Réis, onde a professora Isaura Cunha Voltolini dava aulas.

Porém, o local era pequeno e impróprio. Observando esta situação, Antonio,  que residia no mesmo bairro, decidiu que era preciso agir. Em conversa com o amigo José Bottamedi, outro morador do bairro,  encorajou-o a ajudar na empreitada de construir uma escola, e assim o fizeram.

José doou o terreno e Antonio motivou um mutirão de amigos para levantar uma estrutura de madeira parecida com uma casa. Surgiu, assim, a primeira sede da escola Isolada Trinta Réis, no ano de 1936. Essa façanha do morador Antonio Paulo Sartori faz parte até mesmo do hino da escola, que rememora seu início da  num ranchinho de madeira, fato que hoje é orgulho para todos os seus descendentes.

Família Petris retratada em livro – Desde 1994, o pesquisador Arno Petris, ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Paraná, dedica sua vida à construção da árvore genealógica da família que, oriunda da Itália, instalou-se no bairro Vigolo, em Nova Trento, no então território de Brusque, em 1876.

Seu segundo livro, “Família Petris & Descendentes – Admirável Mundo Novo” (Corgraf, 2023), escrito com Saulo Adami, será lançado neste sábado, 11, na Choperia e Pizzaria Handwerk (rua Duque de Caxias, 239), em Ibirama, durante o 11º Encontro da Família Petris & Descendentes. A obra tem 648 páginas, com projeto gráfico de Josiane Holthmam.

O encontro da família acontece desde 2009, sob a coordenação de Arno Petris. Ele começou suas pesquisas genealógicas após a visita de Mário Otílio Petris que sugeriu que buscasse as origens dos antepassados. Nos últimos 30 anos, teve a colaboração de inúmeras  pessoas e desde 2010 conta com o apoio incondicional de sua esposa, Áurea Pasda Petris, de seus filhos e neto.

A documentação referente aos seus familiares oriundos da Itália, obteve com a colaboração do genealogista Telmo Tomio, com quem escreveu o primeiro livro da família, em 2016. Para Arno Petris uma palavra resume o seu sentimento ao entregar o segundo livro aos seus familiares: “Gratidão”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome