Está definida para o período entre 2 e 7 de julho uma grande  campanha, em Nova Trento, de recolhimento de embalagens de produtos agrotóxicos. Os pontos de entrega ainda serão definidos e receberão, antecipadamente, intensa divulgação, promete a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Em Nova Trento, há recolhimento de tais embalagens, mas somente pelas casas agropecuárias e pelas empresas fumageiras. Entretanto, muitas pessoas desconhecem o procedimento e as deixam num canto ou as abandonam.

A Secretaria da Agricultura recomenda que, em tais casos, as embalagens sejam separadas para entrega durante a campanha. Terminado o recolhimento, uma empresa especializada (Arasul) virá buscar tudo para reciclagem.

Nova Trento decidiu pela iniciativa após a Prefeitura assinar compromisso com Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, que vai realizar a Campanha Campo Limpo, com objetivo de recolher embalagens vazias de agrotóxico em 14 municípios da região. Esta é a primeira ação deste gênero em Santa Catarina e visa dar o destino correto para estes recipientes que apresentam alto potencial poluidor ao meio ambiente.

Logística reversa

Instituída pela lei federal 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece o desenvolvimento de políticas públicas integradas microrregionais e obriga o setor de agrotóxicos a estruturar e implementar um sistema de logística reversa para receber os resíduos após o uso dos produtos.

Além da Política Nacional, a lei  9.974/2000 também determina que as empresas produtoras e empresas comerciantes de agrotóxicos, componentes e afins, implementem, em colaboração com o poder público, programas educativos e mecanismos de controle e estímulo à devolução das embalagens vazias por parte dos usuários.

A campanha tem como finalidade promover a conscientização de empresários, agricultores e população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de agrotóxicos e sobre o perigo que representam para o meio ambiente e, consequentemente, para os seres humanos.

Prefeitura aderiu oficialmente à campanha em abril deste ano. Foto: Imprensa PMNT

Primeira fase

A primeira fase da campanha ocorreu dia 25 de abril, no Sindicato Rural, em Santo Amaro da Imperatriz, onde colaboradores das Prefeituras e empresas comerciantes passaram  por capacitação para realizar o recolhimento. Deste encontro participaram também órgãos como Cidasc, Polícia Militar Ambiental e Epagri,  entre outros.

Na sequência, em julho, os agentes vão a campo, em todas as cidades, recolhendo as embalagens que foram usadas no armazenamento de agrotóxicos. A intenção é que não reste embalagem em nenhum local, minimizando assim os efeitos poluentes das mesmas ao meio ambiente.

Além de Nova Trento terão idêntica campanha os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome