Foram lançadas na noite de ontem, 28, na Casa Dei Nonni, as bases para Nova Trento sediar uma unidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que deverá ser 67ª em Santa Catarina. De imediato, a Prefeitura, através do secretário de Administração e Finanças, Jucelino Chini, presente na reunião, anunciou que já está sendo feito um levantamento para que a RFCC terá um espaço no centro da cidade.

Foto: Divulgação

Há a necessidade de ter um endereço para que seja possível a obtenção do CNPJ, sem o que os demais procedimentos  tem que esperar, como a declaração de utilidade pública, inicialmente através de projeto a ser enviado pelo Executivo à Câmara de Vereadores.  Seguem-se a aprovação de regulamento, estatuto e eleição da diretoria, entre outras providências.

A reunião foi coordenada pela vereadora Cristina Adami, que há tempos vem se empenhando para que Nova Trento tenha sua Rede Feminina de Combate ao Câncer e, se possível, junto com a Rede Masculina de Combate ao Câncer, como a recentemente criada em São João Batista. A expectativa é que ela comece a funcionar no início do próximo ano.

A ideia inicial é que a RFCC neotrentina faça apenas acolhimento, se possível com a participação de nutricionista, psicólogo, assistente social, advogado ou outros profissionais, todos voluntários, e encaminhamento de pessoas com câncer para os serviços de saúde. Não faria atendimento com exames preventivos, que pode ser em uma fase seguinte, uma vez que no município há uma excelente estrutura montada para isso, incluindo um moderno mamógrafo no Hospital Imaculada Conceição.

A decisão de instalar a RFCC em Nova Trento foi muito elogiada pela presidente estadual, Sônia Fisher, e pela vice-presidente e também presidente da organização em São João Batista, Ciria Zunino. No município vizinha a RFCC surgiu há 30 anos e hoje tem um grupo permanente de 50 voluntárias que se revezam no atendimento, em sede própria.  Foi a RFCC que inspirou a criação, na mesma cidade, há três meses, do naipe masculino da entidade, que já está em atividades, com a realização de palestras alertando para a prevenção masculina de câncer. São feitas em empresas e igrejas, principalmente.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome