O mais novo projeto enológico de Nova Trento, O Herege, no bairro Vígolo, aproveitou a 30ª Incanto Trentino para lançar seus vinhos e solidificar o desafio de ser um produto que incorpora o máximo das características geográficas, geológicas e do clima neotrentinos (o chamado terroir), já que 100% da matéria prima que utiliza para a elaboração dos seus produtos são de uvas finas produzidas no município, o que está se tornando uma exceção.
Ao produtor e empreendedor Ricardo Cipriani e sua qualificada equipe se pode atribuir a derrubada de uma espécie de paradigma: de que nossas terras não eram ou são aptas a produção de vinhos finos de alta qualidade. Hoje, embora ainda haja muito que fazer, estudar e pesquisar, eles já podem afirmar, com toda a certeza, que é, sim, possível produzir uvas de qualidade excepcional em Nova Trento e que as mesmas podem produzir vinhos de caráter superior.
Foi por isso que batizaram o projeto de “O Herege”, que é aquele que não crê em dogmas pré-estabelecidos e cultiva, sempre, a cultura da dúvida. “Acreditamos que questionar, sempre, o ´status quo´, é fundamental para que estejamos em evolução constante”, diz Ricardo que agradece, comovido, o acolhimento do seu projeto pela comunidade neotrentina e que esteve com ele nos dois finais de semana da Incanto Trentino.
A propósito, quer parabenizar a todos os envolvidos na organização do evento e a todos os expositores por terem se esforçado em criar uma atmosfera encantadora em cada espaço da festa.
Vinhos lançados – Na Incanto Trentino O Herege lançou dois vinhos finos; um é vinificado em rosé da variedade francesa Marselan; o outro é um espumante Nature vinificado em método Champenoise com as uvas da variedade, também francesa, Chardonnay (a rainha das uvas brancas), da safra 2022, com 24 meses de fermentação em suas borras. Detalhe importante: ambas produzidas no vinhedo na pequena propriedade da família no Vígolo.
“No rosé, a proposta foi criar um vinho leve e fresco, com boa potência aromática remetendo a notas de frutas vermelhas, como morangos e framboesas. É um vinho muito elegante, ótimo em nossas estações geralmente cálidas, para degustá-lo à beira da piscina ou do mar com ostras ou queijos frescos e de meia cura” explica o produtor.
“No espumante Nature queríamos um produto com mais complexidade, mais encorpado e também mais gastronômico, motivo pelo qual apostamos na variedade Chardonnay (a mesma que se utiliza na França nos famosos champagnes), método tradicional e autólise de 24 meses. O resultado foi um vinho com nariz pronunciado de frutas secas como nozes e damasco, bom frescor, excelente ataque em boca e final médio longo, ideal para ser acompanhado com massas com molhos mais pesados e, obviamente, com uma “bella” polenta”, complementa Ricardo.
Primeira produção – A quantidade produzida ainda é muito pequena, já que o projeto nasceu com o conceito de micro lotes e alta qualidade. Os vinhos, que centenas de pessoas degustaram na Incanto são, ambos, da primeira produção comercial. Antes disso, já foram micro vinificados lotes de várias safras para entender o potencial de cada variedade testada na propriedade. Já foram mais de 15 diferentes neste projeto.
O objetivo, com o apoio do Neuvin-UFSC e agora também da Epagri, é seguir selecionando variedades que se adaptam bem ao terroir neotrentino e continuar incrementando a qualidade dos vinhos que produz. Modestamente, admite o engenheiro agrônomo Ricardo Cipriani, há ainda muita estrada para percorrer nesse sentido.
Mas é com orgulho, que tem recebido excelentes avaliações dos amantes do bom vinho, que é o consumidor que está alcançando, por estar, este, aberto a degustar produtos de novas regiões e de propostas inovadoras que fogem de tendencias ou modas principais dominantes.
Ainda jovem, O Herege não tem um receptivo ou loja própria, mas está buscando parcerias para disponibilizar o vinho em pontos físicos em Nova Trento e região. Em Florianópolis está fisicamente em algumas lojas especializadas, como a Adega Nacional e o Terroir Catarina, que são belos projetos de valorização do vinho nacional. Também marca presença em alguns wine bares, como o La Cave, que além da apurada curadoria enológica capitaneada pela sommelier e proprietária Priscila Moreira, conta com uma apreciada gastronomia. Também comercializa via Instagram no oherege, e entrega para todo Brasil.