Obesidade

Preocupantes 9,68% da população infantil de 5 a 10 anos de idade de SC, Paraná e Rio Grande do Sul são obesas, e com liderança nacional, conforme publicou esta semana a Fiquem Sabendo, uma agência de dados especializada no acesso a informações públicas. O RS tem o maior índice nacional, 10,68%, seguido pelo Paraná, com 10,01%.

Surpresa

Quem se deslumbra com o engordamento da praia central de Balneário Camboriú certamente não sabe que aquela paisagem de areia tão decantada pode mudar, inclusive à força, se for necessário. Isso porque no projeto de reurbanização consta que, feito o alargamento, a Prefeitura tem que implantar restingas ao longo da faixa. Saber como vão prosperar em ambiente tão alterado são outros quinhentos. A população, em sua maioria, que desconhece essa exigência, ainda está quieta.

Reação a Bolsonaro

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) é um dos nove congressistas de oposição que pediu formalmente ao Supremo Tribunal Federal que investigue Bolsonaro por crimes contra o Estado Democrático de Direito, crimes de responsabilidade e crime eleitoral.  Diga-se, a propósito, e em respeito aos que tem outra percepção, que nunca se viu, em tempos recentes, uma reação tão forte aos ataques compulsivos do presidente ao sistema eleitoral, um dos poucos orgulhos que os brasileiros tem de si próprios.

Espetáculo

Um contraponto aos onipresentes sertanejos universitários e afins de gosto discutível é o evento Acordeon Festival Florianópolis, dia 27, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis.  Em 100 minutos seu palco receberá o prata da casa Cristaldo Souza,  Eddy Stanfin, Gustavo Albino,  Diego Fagundes, o Duo Catarina, Bruno Moritz e, para fechar com chave de ouro, o mundialmente mestre da gaita ponto Renato Borghetti.

Telhado de vidro

O padre Lancelotti criticou Tubarão de praticar aporofobia, o desprezo por pobres, por ter um banco no seu calçadão central com acentos separados com madeiras, para evitar que seja usado por moradores de rua para dormir. Tem mais que isso. “Proteção do patrimônio”: esta foi a explicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá, para a colocação de grades de alumínio no entorno das três portas de acesso à igreja. Sem comentários.

Barulho

A Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa deu parecer favorável para a instalação de uma CPI para apurar a interrupção da gravidez daquela menina de 11 anos, vítima de estupro em Tijucas. Perguntar não ofende: vai ser chamada a depor após tanto sofrimento e humilhação? O requerimento para a CPI do Aborto, como começou a ser chamada, é assinado pela deputada Ana Campagnolo (PL) e subscrito por outros 21 deputados.

Taxa triste

SC passou para a vice-liderança nacional num crime inominável: o de estupro de crianças e adolescentes (1.282 casos) entre zero e 17 anos, por 100 mil habitantes no primeiro semestre de 2021. O dado é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, baseado em boletins de ocorrência registrados em 12 estados. O líder é o Mato Grosso do Sul.

Antissemitismo 1

O Ministério Público de SC reabriu processo contra professor de  Pomerode que ‘transformou’ uma suástica no fundo de piscina de sua casa na dezena 88. O que poucos sabem é que ela é também associada a movimento supremacista. O 88 é uma forma codificada da suástica e entre os grupos neonazistas se materializa no cumprimento nazista “Heil Hitler” (“Salve Hitler”), uma vez que cada número 8 seria uma referência à oitava letra do alfabeto, o “H”, assim formando a sigla para a saudação.

Antissemitismo 2

A propósito, o chefe do Ministério Público de SC, Fernando da Silva Comin, palestrou no 2º Fórum Latino-Americano de Combate ao Antissemitismo, em Buenos Aires, domingo, quando relatou a experiência daqui no enfrentamento ao antissemitismo e ao discurso de ódio em geral no Estado. As ações têm parceria com a Confederação Israelita do Brasil desde 2020. A última novidade foi a criação do Cyber Gaeco, uma unidade especializada em investigações de crimes cibernéticos.

Boca no trombone

Presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, o ministro manezinho da Ilha de SC Jorge Mussi também foi instado a defender o processo eleitoral brasileiro após os ataques de Bolsonaro no início desta semana. Manifestou plena confiança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o conduz e de onde nunca se tenha tido evidência concreta de fraude.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome