Dos 10 leitos disponíveis na recém inaugurada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Imaculada Conceito, oito estão ocupados desde ontem, 27, com tendência de chegar a 100% nas próximas horas, admite o secretário municipal de Saúde, Adauto Raulino.

Dos oito pacientes, um é de São João Batista, outro de Tijucas e os outros seis da região metropolitana de Florianópolis, onde a contaminação pelo vírus teve um vertiginoso acréscimo nos últimos dias e horas e, consequentemente, uma ocupação que beira a 80% em seus leitos hospitalares dedicados ao tratamento de pacientes contaminados.

A Secretaria de Estado da Saúde alertou o HIC da situação na Capital e arredores e, por isso, poderá enviar mais pacientes para Nova Trento, que tinha uma média de ocupação, durante semanas, de dois a três pacientes em sua UTI.

O fato de serem pacientes de outras cidades não é motivo, alertam as autoridades sanitárias neotrentinas, para qualquer relaxamento nas medidas preventivas, como o uso de máscara, de álcool gel e de se manter o distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração.

A maioria das pessoas está seguindo os protocolos e isso se reflete nas recentes estatísticas de contaminação no município. O  último boletim da Vigilância Epidemiológica de Nova Trento, emitido na noite de segunda-feira, 26, informava terem sido registrado, naquele dia, três novos casos e que apenas quatro pessoas estavam ativas (infectadas e em isolamento) e outras 15 monitoradas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome