Quem pretende, de forma direta ou indireta, investir no turismo em Nova Trento, agora ou no futuro, não pode deixar de participar de uma oficina pública, nesta quinta-feira,  5, às 19 horas, na Casa da Cidadania, quando será apresentado o que foi feito até agora para a formulação do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo no município, que começou a ser montado pelo Sebrae ainda no ano passado e que continua recebendo contribuições. A oficina pública será uma destas oportunidades.

Pelos levantamentos e estudos da realidade local feitos até agora, o Sebrae apurou que enquanto o turismo religioso está praticamente consolidado no município, há nichos de grande potencial, como o turismo ecológico, a riqueza da cultura, o turismo de aventura e a gastronomia, dentre vários outros.

O secretário de Turismo, Sálvio Tonini, diz que a proposta, amanhã,  é apresentar o que já foi feito no plano, obter mais contribuições através do debate que espera acontecer e, daqui a cerca de três meses, quando estiver todo consolidado, apresenta-lo novamente à sociedade e encaminhá-lo para o Executivo municipal e deste à Câmara de Vereadores, para sua transformação em lei municipal.

A lei municipal, explica Tonini, será uma espécie de cartilha que guiará, com mais precisão, as ações públicas e privadas no turismo local. Esse plano e a existência do Conselho Municipal de Turismo, reforçarão ainda mais a organização institucional do município diante de órgãos federais de financiamento, que fazem estas e outras exigências para qualquer tomada de decisão.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome