Olímpica

Cada um dos 15 catarinenses que estão em Tóquio para a Olimpíada tem perfis inusitados, como Raquel Kochhann, 28 anos, de Saudades, na desconhecida modalidade rúgbi de sete, no qual começou a jogar profissionalmente há 10 anos, tempo em que ganhou nove títulos sul-americanos e um Campeonato Brasileiro. Pela seleção ganhou bronze no Pan de Toronto-2015 e ficou em nono na Olimpíada da Rio-2016. É formada em educação física e adora jogar vídeo game e fazer palavras cruzadas.

O patrão

Não consta que o senador Ciro Nogueira (PP) tenha consultado, como  tem sido uma de suas marcas, os principais caciques do seu partido – entre eles o senador e ex-presidente nacional da agremiação, Esperidião Amin –  para decidir assumir a poderosa Casa Civil da Presidência da República.

Chamando atenção

A enorme popularidade de Bolsonaro em SC atrai atenções da mídia nacional, como o portal da revista Veja. O presidente tem 52% de intenções de voto pela sua reeleição no Estado, mostrando que aqui está um dos seus principais redutos no país. Em atenções da mídia, aliás, o capitão disputa com o empresário e um dos seus maiores apoiadores, Luciano Hang, que o mesmo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas deu ao dono da Havan o surpreendente índice de 22.9% de preferencias como candidato ao Senado por SC.

Luto no surf

Quem conhecia de perto o surfista Marcelo Tonon, de 38 anos, que morreu afogado, anteontem, em Florianópolis, provavelmente de um mal súbito quando estava no mar, diz que ele fez sua passagem realizando o que mais amava no lugar que mais gostava: surfar na praia da Joaquina.

Biografia

Está se fazendo, finalmente, um verdadeiro preito pela passagem dos 120 anos de nascimento da ex-deputada estadual Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira parlamentar mulher de SC e a primeira deputada negra eleita no Brasil, com o lançamento da primeira biografia dela, da professora, educadora e ativista do movimento negro  Jeruse Romão.

“Saidinhas”

O deputado estadual Coronel Mocellin (PSL) mandou moção para a Câmara dos Deputados pedindo o fim das saídas temporárias e maior rigidez para progressão do regime de presos. É o que pensam alguns milhões de brasileiros. O serial killer Lázaro, por exemplo, foi solto em uma dessas “saidinhas”.

Deslumbramento

Só pode ser resultado de incontrolável deslumbramento com a fama repentina a iniciativa de um cidadão que, judicialmente, queria alterar seu nome original com o acréscimo de seu apelido conhecido nas redes sociais. A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC negou a apelação, julgando o pedido improcedente. Na decisão consta que “aceitar a possibilidade de modificação em situações tais faria com que o registro público se tornasse abruptamente submisso às dinâmicas de redes sociais, permitindo que o número de seguidores condicionasse a alteração de prenomes, o que por certo não se encaixa à situação de excepcionalidade demandada pela legislação civil para tal modificação”.

Balaio

O noticiário político de ontem teve entre os grandes assuntos a possível fusão do PSL, DEM e PP, do chamado Centrão. O novo partido seria o maior do Congresso Nacional, com 121 deputados e 15 senadores. Se a fusão se confirmar no plano estadual, o Centrão em SC também se transformaria em poderosa força política.

Voto impresso

Quase metade (13) dos 27 governadores se opõem à adoção do voto impresso no sistema eleitoral, segundo levantamento do mesmo Poder360. Só o de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL-TO), declarou-se favorável. Carlos Moisés, de SC, não respondeu aos contatos.

Dúvidas

Marcos Ferreira, um leitor da “Folha de S. Paulo” em Balneário Camboriú, pode ter razão. Em carta publicada pelo jornal ele diz que tem a convicção de que o voto impresso colaborará para uma ampla segurança das eleições: “Trará a certeza de que não seremos atordoados por resultados relâmpagos e duvidosos”. Assunto para se pensar.

Velocidade

Continua a inexplicável situação: no trecho sul da BR 101 duplicada o limite máximo de velocidade é de 110 km/h. De Palhoça até a divisa com o Paraná é de 100 km/h. Por que a diferença?

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome