Ousadia

Apesar de considerada inconstitucional por lei estadual aprovada em outubro, a prefeitura de Bombinhas está preparando o reinício da cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA), de 15 de novembro, que seria neste domingo, adiada devido à eleição, a 15 de abril de 2021. No vizinho município de Governador Celso Ramos o mesmo tipo de pedágio disfarçado foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Acima

Sobre nota, ontem, lamentando que no Tribunal Regional Eleitoral de SC alguns ficha-suja listados pelo Tribunal de Contas do Estado conseguiram passar por cima das alegadas “irregularidades insanáveis e em decisão irrecorrível”, e se tornaram elegíveis para concorrer neste domingo, registre-se o caso do candidato a prefeito e vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Ivo Konell e Leandro Mioto Ramos, respetivamente: quarta-feira o plenário do Tribunal Superior Eleitoral indeferiu seus registros. Levou em conta que, em 2017, o TCE-SC julgou irregulares as contas de Konell, quando foi secretário municipal. O TRE-SC apontou “ausência de dolo na conduta”. O caso subiu para o TSE porque o Ministério Público Eleitoral se insurgiu.

Proteger a honra

O procurador-geral de Justiça de SC, Fernando Comin, conseguiu, em Brasília, o apoio que tanto queria, da ministra dos Direitos Humanos, Damaris Alves, à sua proposta de alteração do sistema de justiça penal brasileiro, para fortalecer a proteção da honra e da dignidade da vítima em processos de crime sexual. Comin defende proibir às partes realizar perguntas sobre a vida sexual pretérita de vítimas de crimes sexuais e o uso do histórico sexual da vítima para definir sua credibilidade.

Direitista

O candidato do PRTB a prefeito de Florianópolis, Alex Brasil, conseguiu atrair a atenção da mídia nacional por um detalhe. Usa o mesmo bordão da campanha presidencial de Lula em 2002: “A esperança vencerá o medo”. Alex gosta de se auto intitular como único candidato de direita da capital catarinense.

Sem desconto

Diretório acadêmico de uma universidade privada catarinense foi à justiça para conseguir redução de 30% no valor das mensalidades do curso de Direito, sob o argumento de que as aulas presenciais ficaram suspensas desde o início da pandemia,  que teria levado os alunos a receber os serviços educacionais de forma diversa da contratada. Não levou.

Voz do quartel

Impensável em tempos recentes o que os generais Santos Cruz e Paulo Chagas publicaram anteontem em rede social contra Jair Bolsonaro, pedindo ao presidente para que ““pare de show”, depois de classifica-lo como “fanfarrão” e “arrogante”.

Milícia na política

Minucioso serviço jornalístico do jornal “O Globo” mostra que milícia, tráfico e grupos de extermínio são vinculados a 31 candidatos a prefeito e vereador pelo país, do Rio Grande do Sul até o extremo norte.  Do total, 23 são alvos de inquéritos, réus na Justiça ou condenados por integrarem grupos criminosos. Uma das poucas exceções é SC. Que bom!

Apesar de…

Apesar de uma série de medidas anunciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar o contágio pelo coronavírus, uma pesquisa do Poder Data revelou que 43% da população acha arriscado sair de casa para votar. Resultados surpreendentes e falta de representação de parte da população podem ser algumas consequências da alta taxa de abstenção neste domingo. A conferir.

Temas distantes

Desmatamentos, devastação de biomas, secas e inundações alternadas, poluição atmosférica, crimes socioambientais, aquecimento global, mudanças climáticas. Alguém ouviu algum candidato a prefeito de SC a tocar nesses assuntos, quanto mais assumi-los como plataforma de governo, em suas campanhas?  Poucos se dão conta de que o município é o ente federativo onde os problemas ambientais estão mais próximos da vida do cidadão, o que, inclusive, facilita maior participação da sociedade no equacionamento e na solução dos problemas ambientais.

Terra arrasada

Em algumas planuras dentro e fora do estádio Orlando Scarpelli cresce a impressão de muitos torcedores de que alguns dos atuais dirigentes do Figueirense  querem mesmo que ele vá para a série C e quando estiver lá eles assumirem, como salvadores da pátria, sabe-se lã (ou se sabe?) com que objetivos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome