Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação com a Polícia Militar resultou em palestra realizada anteontem, 15, para alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica do distrito de Aguti, sobre prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Foi apresentada pela Polícia Militar, representada pelo seu comandante em Nova Trento, subtenente Charles Bernardo Rodrigues, pela soldado Ângela de Medeiros Vieira e pela equipe de Saúde de Aguti, através da enfermeira Adriane Fogaça Pilz.

Foto: Divulgação

A Polícia Militar fez abordagem sobre os tipos de drogas que existem, quais suas propriedades, as inúmeras substâncias nocivas  misturadas e seus efeitos na saúde. Ênfase também foi dada para as implicações referentes ao consumo e ao tráfico de drogas dentro da legislação, suas consequências para com o indivíduo, as famílias e a sociedade.

A enfermeira Adriane abordou sobre os efeitos das drogas no organismo humano, fisiológica e psicologicamente. Destacou os riscos e sequelas para a saúde deixadas quando utilizadas de forma abusiva. Sob a atenção dos adolescentes e professores presentes, o objetivo das equipes foi reforçar a preservação da saúde e a integridade do ser humano frente ao grave problema.

Todos os palestrantes foram unânimes em um ponto: o melhor modo de combater as drogas é a prevenção, com a educação e diálogo para impedir o vício.

“Queremos que nossos jovens tenham uma vida saudável e produtiva, ficando longe das drogas e de outros tipos de dependência; que eles saibam dizer não às drogas e se tornem adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos”, desejou o subtenente Charles, que fez uma citação do filósofo Mário Sérgio Cortella, para quem “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende dos filhos que vamos deixar para o nosso mundo”.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome