Pena de morte

Catarinenses, gaúchos e paranaenses estão entre os brasileiros mais favoráveis (60,4%) à pena de morte para assassinos bárbaros, conforme levantamento nacional do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder. Na média, 56,7% pensam assim, e 37,3% contra. Em todos os recortes da pesquisa, por sexo, região, escolaridade etc., a maioria defende a pena de morte nesses casos, revelando inconformismo com a impunidade. Foram ouvidos 2.500 eleitores em 228 municípios, de 14 a 19 deste mês.

Vida partidária

Três pesquisadores (do IBGE, UFPR e UERJ) estudaram a distribuição geográfica dos eleitores filiados a partidos políticos no País – com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral de 2018. Um dos achados, conforme reportagem no “Estadão”: Lajeado Grande, de 1.488 habitantes, no oeste de SC, tem o maior percentual de eleitores filiados no país, ou seja, 72,6% estão ligados a alguma sigla. Um dos resultados do estudo apontou que os cidadãos no interior usam a filiação como uma forma de ter mais acesso ao Estado. A questão ideológica é secundária.

Alerta

Todas as entidades de representação do setor de carnes em SC subscreveram um documento, ontem, alertando que a indústria da proteína animal vive uma crise dramática e sem precedentes em razão do super encarecimento dos preços dos grãos (milho e soja), insumos que representam 70% dos seus custos, situação que ameaça uma gigantesca cadeia produtiva que somente no Estado sustenta 60 mil empregos diretos e 480 mil indiretos.

Derretendo

O portal da Câmara dos Deputados confirmou o que se antecipou aqui: o relator da reforma administrativa federal, deputado Darci de Matos (PSD-SC), oficializou ontem uma mudança em seu parecer sobre a admissibilidade da PEC, para que nela sejam suprimidos itens tidos como novos princípios da administração pública: “imparcialidade”, “transparência”, “inovação”, “responsabilidade”, “unidade”, “coordenação”, “boa governança pública” e “subsidiariedade”. Querem apostar como pouco ou nada mudará e a conta bilionária para pagar os privilegiados de sempre  remetida ao contribuinte, sempre otário?

Juntos?

Analistas políticos nacionais especulam que o presidente Jair Bolsonaro pode se filiar ao Partido Progressista (PP). Os analistas estaduais especulam que o governador Carlos Moisés (PSL) está sendo estimulado  a fazer a mesma opção partidária. Acenos já foram feitos.

Trampolim

Com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, por 313 votos a 166, da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras, deve acabar um dos maiores trampolins políticos em SC. A subsidiária Eletrosul, com sede em Florianópolis, entra no pacote.

Prancheta

Falecido domingo, o famoso arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha é um dos que assina projeto emblemáticos em SC, da sede do Poder Legislativo estadual, o Palácio Barriga Verde. O fez por vencer concurso para o projeto, em 1957, junto com os colegas Pedro Paulo de Melo Saraiva e Alfredo Paesani.

Dança e memória

Há quem lembre da memorável passagem, pela Ilha de SC, no distante 2007, da dupla Denise Namura, brasileira, e do alemão Michael Buddahn. Moradores de Paris, os dois estão em uma das quatro oficinas do 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, que começou ontem e vai até 30, em versão on-line, com uma oficina-teatro para pessoas com mais de 60 anos. Em “Dançar Nossas Histórias”, de sua autoria, e pela plataforma Zoom, propõem a prática do movimento lúdico, tratada com humor e sensibilidade para, no prazer da dança, desenvolver exercícios de memória, liberar o imaginário, expressar no corpo inspirado pelas próprias histórias, lembranças e gestos.

Idosos assistidos

Por pedido da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) a Câmara criou um grupo de trabalho sobre instituições de longa permanência para idosos, que nesta terça-feira define seu roteiro de atividades. Terá trabalho: o País não conhece onde estão essas instituições, nem quantas são, de quem cuidam e como cuidam.

Lido, alhures

Armamentistas, caminhoneiros, policiais, ruralistas e, agora, motoqueiros. Com perda de apoio popular, Jair Bolsonaro está virando um presidente de categorias.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome