O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entrou em contato com a coordenação municipal de Defesa Civil de Nova Trento para informar que nos próximos dias ou semanas serão reativados a estação pluviométrica e os três pluviômetros instalados no município e que estavam sem funcionar há mais de dois anos, por falta de manutenção.

Foto: Divulgação

A medida, conforme o Cemaden, decorre da reativação de um contrato de manutenção feito com empresa especializada recentemente. A única estação pluviométrica está instalada na ponte sobre o Rio do Braço, na localidade de Salto. Ela faz a medição do nível do rio de forma permanente (24 horas) e também do volume de precipitação pluviométrica (chuva) no local. As informações são transmitidas em tempo real, por celular, para o Cemaden, em Brasilia, que em frações de segundos, em seguida, as disponibiliza em mapa interativo de acesso livre para qualquer pessoa interessada.

Dois pluviômetros estão instalados nos telhados do Hospital Imaculada Conceição e da sede da agencia do Banco do Brasil, no Centro da cidade. O terceiro está instalado na escola municipal do bairro Trinta Réis. Através do equipamento a Defesa Civil acompanha, em qualquer tempo, o nível das precipitações de chuva no município.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome