Vencedor da respectiva licitação, a empresa Tema Engenharia e Arquitetura, de Florianópolis, destacou o engenheiro Tadeu de Sousa Oliveira, que esteve em Nova Trento esta semana para um levantamento técnico geral e amplo de todos os pontos da área central e bairros que sofrem com inundações, seja com chuvas um pouco acima da média ou enxurradas, como a ocorrida no dia 26 de janeiro.

A partir do levantamento, a Tema vai fazer os projetos técnicos de cada um dos pontos de inundação, que orientação o poder público municipal e melhor instrumentar os processos de licitação. Em praticamente todos os locais a solução mais comum a ser proposta pelos projetos é a ampliação do diâmetro da tubulação de rede pluvial e saídas mais rápidas para o desague.

Pontos críticos

Foto: Raul Sartori

Entre os vários pontos que devem receber obras está o que fica no cruzamento da rua Francisco Valle com início da Imigrantes, nas imediação da E. E. B. Francisco Mazzola, seu ginásio de esportes e passarela sobre via pública (foto). A solução preliminar proposta é que as águas pluviais sejam levadas pela rua Francisco Vale (o do antigo seminário e do Centro de Educação Infantil) até o rio do Braço e não como acontece agora, pela rua Imigrantes, que tem baixa  declividade.

O demais pontos de inundação que deverão receber obras de drenagem ainda neste ano:

Nas imediações do supermercado Archer, no bairro Besenello; na rua Jardim Azaléia, uma transversal da rua Luiz Busnardo; o trecho entre a rua Madre Paulina até o Bar e Cancha do Nico Corsi, da rua Luiz Busnardo, também na Cascata; em frente à loja Agropecuária Ruberti, na rua José Valentim Borgonovo, no Centro; nesta mesma rua, na curva onde mora a família Tell. No bairro Trinta Réis serão três projetos: nas ruas Dona Cristina, uma transversal da Alferes;  Ivo Ceccato, acesso para Velha de Dentro, e nas cercanias da loja Minatti Materiais de Construção.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome