Porvir

O deputado estadual Laércio Schuster (PSB), que mesmo sendo um novato conseguiu 21 assinaturas da CPI para investigar os R$ 6 bilhões em incentivos fiscais que o governo do Estado concede anualmente ao setor produtivo, viu algo ali adiante e muito preocupante: o Executivo, como já admitiu publicamente o governador Carlos Moises, não só deve atrasar salários do funcionalismo, como, concomitantemente, poderá fazer uso da velha estratégia de sempre:  aumentar impostos por decreto. Quanto à segunda possibilidade, Carlos Moisés ainda silencia.

Foto: Divulgação


 

Fio da meada

Um passarinho veio dizer que a CPI da Ponte Hercílio Luz pode achar facilmente o fio da meada se começar por uma consulta nas contas prestadas ao Tribunal Regional Eleitoral por candidatos eleitos ou não eleitos nas eleições das últimas duas décadas, pelo menos. O detalhe está nos nomes dos “doadores” e sua fidelidade, eleição após eleição.

Varrida

Jorge Luiz Acioli foi, até quinta-feira passada, superintendente do Ibama em SC. Foi. Naquele dia, 21 dos 27 superintendentes da instituição foram exonerados de uma só vez pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Politicamente correto

Inventaram, no Carnaval deste ano, que seria politicamente incorreto usar fantasia de índio. Mais uma estultice. Leitora de rede social, descendente de italianos, diz que se for assim também ficaria ofendida com as fantasias de centurião romano, que se trata de  estereotipo da cultura de seus ancestrais e que, na verdade, era muito mais rica do que é retratada nessas fantasias de forma simplista e caricata. Correto.

Folia financiada

Pelo menos nas redes sociais, são raras as manifestações de  lagunenses contra o uso de recursos públicos no Carnaval da cidade, principalmente na contratação de trios elétricos e artistas muito populares, como Araketu, Luan Santana, Latino, Art Popular e o indefectível É o Tchan. A desculpa é praticamente uma só: a cidade toda ganhou.  Há controvérsias.

Recorde

É tida como a maior apreensão de drogas sintéticas já feitas no Brasil a ocorrida semana passada, em ação da Polícia Federal e Polícia Civil de SC, que desmontaram um laboratório na pacata Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, tema de extensa reportagem no programa “Fantástico”, domingo. Foram apreendidos 33,3 quilos de ecstasy puro, que daria para “fabricar” 300 mil comprimidos, além de produtos químicos para outro tanto. Boa parte iria ser distribuída neste Carnaval em SC. Quantas vítimas, jovens na maioria, seriam feitas?

Plantão judicial

O TJ-SC e as comarcas estão de plantão judicial, que começou sexta-feira e segue até às 13 horas de amanhã, para atender casos urgentes e evitar o perecimento de direito ou assegurar a liberdade de locomoção. Faz sentido. No carnaval de 2018, o desembargador de plantão analisou 10 processos. Já nas 111 comarcas, 368 processos provocaram decisões judiciais durante os quatro dias de folia.

Sobrevivência

A medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro que acaba com o desconto da contribuição na folha de pagamento das empresas vai ter uma consequência imediata: só continuarão a viver os sindicatos que realmente trabalham em prol de seus filiados. Verdade seja dita: tem muito sindicato e sindicalista parasita, desde o sempre. Acabou a mamata de vicentinhos, paulinhos, etc.

Bandeira azul

A Prefeitura de Governador Celso Ramos encerra nesta terça-feira a Temporada Bandeira Azul 2018/2019. Duas de suas magníficas praias, Palmas e Grande, tem certificação internacional, que é um símbolo de sua qualidade ambiental. A repercussão tem sido tão boa  que a Prefeitura está fazendo esforços para buscar o mesmo diploma para duas outras maravilhas naturais que o município tem: a Praia dos Magalhães e a Baía dos Golfinhos. Que tenha sucesso.

Descomplicação  

Com a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados de Registros de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas de SC, ninguém precisa mais se dirigir ao balcão do cartório para solicitar alguns serviços. Mantido pelo Instituto de Registro de Títulos e Documentos do Estado, o sistema disponibiliza o acesso a notificações extrajudiciais, emissão de certidões, registros de títulos e documentos, registro civil de pessoas jurídicas e busca por atos e documentos. Tudo é feito de maneira online pelo site www.irtdpjsc.com.br

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome