Diante de várias manifestações de munícipes, alertados por notícia no portal de “O Trentino” em 12 de fevereiro passado, o prefeito Gian Voltolini determinou à Secretaria da Saúde e ao Hospital Imaculada Conceição que tomem todas as providências possíveis e urgentes para reparar o dano causado a um afresco na parede de frente do hospital para a rua Nereu Ramos, que no início do mês passado recebeu a companhia, em seu espaço, de dois motores de ar condicionado.

Afresco “Il cammino del´uomo” (O caminho do homem). Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde alegou que não teve outro local para fixação dos motores, que ficam na parte mais alta do afresco, de autoria da artista italiana Paola de Manincor, inaugurado dia 29 de novembro de 2001 e chamado “Il cammino del´uomo” (O caminho do homem).

Consultores do governo da Província de Trento foram informados do ocorrido e estão tentando entrar em contato com autoridades locais para pedir providências. Um deles lembrou que houve em 2001 um esforço enorme para que a artista Paola de Manincor viesse a Nova Trento pintar o afresco, com a ajuda de artistas locais. Ela trouxe, inclusive, a tinta especial utilizada na obra, que é um composto de óleos vegetais, de alta durabilidade, próprio para afrescos e utilizado ao longo de séculos pelos grandes mestres da pintura italiana.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome