O presidente da empresa estadual de turismo (Santur), Henrique Matos Maciel, que assumiu recentemente, fez sua primeira visita a Nova Trento, semana passada.  Foi recebido na Prefeitura pelo prefeito Tiago Dalsasso, acompanhado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher. Ali falaram sobre o turismo religioso e formas de divulgar ainda mais o que o município tem a oferecer.

Créditos: Saul Oliveira/Santur

Na visita à Secretaria de Cultura e Turismo foi presenteado com livros sobre o município e sobre a história de Santa Paulina. Em seguida, sempre ciceroneado por Rodrigo Bonecher, visitou o Santuário Santa Paulina, onde foi recepcionado pela diretora, Irmã Helena Rosa e Marcos Jaboski, membro da diretoria.

“Queremos estreitar os laços entre a Santur e o município, igualmente com a diretoria do Santuário para fomentar o turismo religioso e tudo o que Nova Trento tem a oferecer”, afirmou Maciel. O grupo ainda visitou o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, com recepção do pároco, padre Pedro Schlichting e outros padres que fazem parte da paróquia, que contaram a história de como tudo começou, como o local foi idealizado e que hoje recebe uma grande quantidade de turistas. A visita foi encerrada com um almoço no restaurante do santuário.

Visitas técnicas apuram potenciais turísticos

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo continua fazendo visitas técnicas a estabelecimentos locais, em implantação ou já implantados, que tem potencial de criação e operacionalização de novos produtos e experiências turísticas.

As quatro novas visitas envolveram a família Echer, de São Valentim, que há anos produz farinha de mandioca. Suas instalações poderão receber visitas de interessados em conhecer a técnica, além de adquirir o produto diretamente na localidade.

Ainda em São Valentim outro atrativo que tem enorme potencial para exploração turística são suas cascatas, que passaram a ter um novo proprietário recentemente, que tem interesse em transformar o espaço em um atrativo, unindo o lazer e a natureza.

A equipe da Sectur também conheceu a hospedagem Manacá da Serra Cabanas, um meio de hospedagem considerado exclusivo, localizado no Alto Alferes, após o bairro Vígolo. Segundo seu dono, da construção aos detalhes tudo foi pensado para uma maior interação com a natureza, sem esquecer do conforto e aconchego. As cabanas acomodam até duas pessoas, com hidromassagem, vista para as montanhas, deck externo com churrasqueira, e wi-fi. E já está em operação.

A quarta visita foi feita à empresa Jovi Artesanatos. O artesanato é um segmente que vem ganhando importância crescente em Nova Trento, compondo o setor cultural, tendo papel especial na comercialização de souvenires. Seus proprietários estão satisfeitos com a retomada do fluxo turístico para Nova Trento, que sofreu com a pandemia.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome