O Estado de Santa Catarina tem 224 vagas reservadas pelo Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado no Diário Oficial da União. O documento prevê que os médicos enviados ao Estado atuem em 114 municípios, dentre eles Nova Trento, que habilitou-se ao edital para receber dois profissionais.

Cada cidade catarinense vai contar com no mínimo um médico do programa, mas 15 delas terão no mínimo quatro. Itajaí é o município com mais postos e lidera a lista com 13 vagas. Na sequência das cidades com mais vagas no Estado aparecem Brusque (nove), Blumenau e Palhoça (oito), Içara (sete) e Braço do Norte, Chapecó, Florianópolis e Mafra (cinco).

Retomado oficialmente em março deste ano, o Mais Médicos prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.

O objetivo é permitir que 96 milhões de brasileiros tenham garantia de atendimento médico na atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atuação nas unidades básicas, esse primeiro atendimento faz o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R 712 milhões neste ano.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome