A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei que reconhece a Colônia Nova Itália, no município de São João Batista, como pioneira da imigração italiana no Brasil. O relator da matéria foi o deputado estadual Serafim Venzon (PSDB). O projeto segue agora para plenário.
O projeto de lei quer reconhecer Santa Catarina como berço da imigração italiana no Brasil. O objetivo é contrapor a lei federal 13.617/2018, que atribui o título ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo.
—
“A Assembleia Legislativa deu mais um passo para corrigir essa distorção histórica”, pontua Venzon
—
Documentos históricos mostram que Colônia Nova Itália foi fundada em março de 1836. O local recebeu 186 imigrantes italianos vindos no navio Correio e aportaram no porto de Desterro e colonizaram a região do Vale do Rio Tijucas-Grande. Dos italianos que chegaram neste navio, 132 se estabeleceram e fundaram a Colônia em São João Batista.
Ao longo dos anos, a Colônia recebeu mais imigrantes. Já a colonização no Espírito Santo, de acordo com historiadores, ocorreu quase 38 anos mais tarde, a partir de 21 de fevereiro de 1874, com a chegada do navio La Sofia no porto de Vitória, trazendo 388 camponeses oriundos do império austro-húngaro e da região do Vêneto.
