Em viagem de estudos na Itália, os empresários neotrentinos Aloísio Iggio Dalri, da Pizzaria Iggio e Ivete, e Moisés Tambosi, da confeitaria Martha Frehner, fizeram a entrega oficial, ontem, 4, na sede do governo da Província de Trento, na Itália, do comprovante de depósito (foto) de € 3.730 euros, o equivalente a R$ 17.083, que foi a arrecadação total da Notte Trentina, a mobilização que os neotrentinos fizeram, com um jantar e outras promoções, em dezembro, visando ajudar vítimas de várias intempéries naturais que atingiram a Itália, especialmente a região de Trento, em outubro do ano passado.

Comprovante de depósito feito na Itália na conta da Província Autônoma de Trento. Foto: Divulgação

Aloísio e Moisés foram encarregados pela Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), promotora da Notte Trentina, a fazer a entrega da ajuda diretamente na Itália, depois de constatar que a remessa bancária, do Brasil para lá, levaria boa parte do dinheiro em impostos. Assim, os euros foram comprados no Brasil e levados para o depósito no banco Uni Credit, de Trento, em favor da Província Autônoma de Trento.

Em seguida Aloisio e Moisés levaram o comprovante de depósito na sede do governo da Província, onde foram recebidos por autoridades e representantes da Associação Trentini Nel Mondo, ambos muito sensibilizados com a mobilização dos neotrentinos, em dezembro, finalizando agora com a entrega da doação.

Dalri e Tambosi, em contato com “O Trentino”, informaram que tanto as autoridades como os representantes da Associação Trentini Nel Mondo ficaram muito agradecidos e até emocionados em saber que os neotrentinos, apesar da crise econômica que o Brasil atravessa, se sensibilizaram com as intempéries do tempo na Itália, em outubro do ano passado, e se juntaram para ajudar.

Durante mais de uma hora, os italianos quiserem saber, em detalhes, tudo como foi que aconteceu, desde como receberam as informações das tragédias naturais na Itália e como foi a mobilização que se fez em Nova Trento para arrecadar fundos.

“Dissemos a eles que aqueles quase 4 mil euros podem ser uma quantia muito pequena, mas que por trás dela há um simbolismo milhares de vezes maior que aquele valor, que foi a solidariedade de nossa gente com seus irmãos italianos”, relatou Dalri.

A emoção do momento foi mais além. Agradecidos com a doação, representantes do governo da Província de Trento quiserem fazer uma retribuição imediata: se houver interesse dos neotrentinos, eles estão dispostos a enviar a Nova Trento especialistas em festas típicas, não só para tornar mais atraente as que já se realizam, mas também para ajudar na pesquisa e resgate de tradições festivas já esquecidas e que possam, além de valorizar ainda mais a cultura local, atrair turistas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome