Psicólogos nas escolas

 Depois do ataque de Blumenau passou-se a discutir a presença de psicólogos nas escolas de todo país. A informação do Censo Escolar de 2022  é de que o número deles não alcança 0,1% do total de alunos.  Em SC eles são 1.654 para atender 2.266.494 estudantes. Dá uma proporção de um para cada 1.370 estudantes. A média nacional é de um psicólogo para cada 1.910 alunos.

Cultura da paz

Um grupo ampliado interdisciplinar, com representação de diversas entidades e intenso cronograma de atividades, apoio técnico e foco específico, sob coordenação do Legislativo de SC, promete apresentar, até agosto, um projeto com viés pedagógico e a defesa da cultura da paz e não violência no Estado. As ações de inteligência no combate ao crime e ao mau uso das redes sociais serão valorizadas com participação do Ministério Público. O apoio de profissionais qualificados do serviço social, psicologia e psiquiatria estão no foco do grupo técnico que irá estruturar o projeto. Que venha, o mais rápido possível.

Distância

Para o jornalista criciumense Adelor Lessa, o deputado federal Daniel Freitas, um dos congressistas mais íntimos de Bolsonaro, disse que tão cedo o ex-presidente não virá a SC. O fará somente quando tiver um esquema de segurança que garanta a vinda e a vida dele. E motociatas, na sua avaliação, agora representam um risco muito grande. Sabe o que diz.

Tudo bem

Uma boataria vinha tomando conta de Tubarão quanto ao estado de saúde do prefeito afastado e preso em Criciúma, Joares Ponticellil. Seu filho, Murilo, advogado, teve que vir a público dizer que o pai está em pleno e total gozo de suas faculdades mentais e não têm nenhum temor em relação à sua integridade física.

Cartel

Aparentemente, está firme e forte o cartel dos postos de combustíveis da região metropolitana de Florianópolis, o que deveria exigir algo mais do Procon e do Ministério Público. Os empresários do ramo sempre tem um ou mais motivos para aumentar os preços da gasolina por sua conta (aluguel alto, elevação de impostos, etc.), que já passa dos R$ 6 por litro em vários locais. O estranho é que aquelas desculpas não existem para outros concorrentes fora dali e no resto do Estado. Em Canelinha, São João Batista e Nova Trento, por exemplo, o litro da gasolina está em R$ 5,08.

Sem remorsos

 Que tal imitar o que fizeram os convidados de um empresário sulino? Ele garantiu a tão apreciada picanha, à vontade, na festa de seu aniversário e pediu, no lugar de presentes, fardos de fraldas geriátricas para um asilo de idosos da cidade. Foi um sucesso.

Pegando no pé 1

Boa parte da grande mídia nacional não só continua  fissurada em Bolsonaro, mas também em seu entorno, como agora acontece com o senador do PL de SC, Jorge Seif. Estão sendo publicados perfis de todos os possíveis membros do colegiado e dele apenas se destaca-se ter sido ex-ministro e ter empregado em seu gabinete o filho do ex-presidente, Jair Renan,  e o  namorado da filha da ex-primeira-dama,  Michelle, Letícia Firmo.

Pegando no pé 2

A propósito de Seif: o PL oficializou sua escalação como membro da CPMI de 8 de Janeiro, junto com Magno Malta (PL-ES). Um terceiro nome para as duas vagas era o de Carlos Portinho (PL-RJ), que está afastado do Congresso por problemas de saúde.

Detalhe

Nas prisões, semana passada, feitas em sigilo e reveladas ontem, de 10 membros de grupo neonazista, a Polícia Civil de SC encontrou com eles não só materiais de apologia e munições, como também várias adagas, um tipo de espada curta, e canivetes. Como seriam usadas estas armas deixou os policiais encucados.

Explique-se Júlia

A deputada federal do PL de SC Julia Zanatta (aquela que foi alvo do “cheirão” no cangote do colega da Câmara Márcio Jerry), que publicou em redes sociais foto com metralhadora vestindo camiseta em referência a Lula, terá que se explicar: o Ministério Público Federal deu 15 dias para isso.  Quem deu a ordem foi a “discutida” Lindora Araújo, vice-procuradora-geral da República.

Capital do Trator

A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem o projeto de lei 1.039/2020, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que concede ao município de Irineópolis, no Planalto Norte do Estado, o título de Capital Nacional do Trator.  A cidade tem um recorde ainda não batido: em 2015, na terceira edição da Festa do Trator, o RankBrasil – Recordes Brasileiros, registrou ali a quebra do recorde de desfile de tratores no país, com 910 veículos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome