Queijo artesanal

Finalmente, no caso catarinense, o popular queijo serrano pode ampliar seu mercado. O Senado acaba de aprovar novas regras para a produção e a venda de queijos artesanais. A matéria tramitava em regime de urgência e segue para sanção de Bolsonaro. O texto  considera artesanal o queijo elaborado a partir de métodos tradicionais e com leite da própria fazenda. Deve preservar a cultura regional na sua elaboração, empregar técnicas tradicionais e observar um protocolo específico para cada tipo e variedade.

Foto: Divulgação


 

Prestígio

O jovem deputado federal catarinense Daniel Freitas (PSL) mostra que tem prestígio lá em cima. Foi ele quem convidou e ganhou um sim imediato do ministro Sérgio Moro, para estar em Tubarão, no próximo dia 12, na Unisul, para fazer uma palestra. A universidade está fazendo de tudo para poder acomodar tanta gente interessada em ouvir o inimigo número 1 dos corruptos brasileiros.

Avalista

O site O Antagonista não poderia ser mais preciso ao dizer que as manifestações de domingo mostraram mais uma vez que a Operação Lava Jato pode contar com as ruas e que a resposta à ofensiva da criminalidade precisa ser dada pela Polícia Federal.

Coragem feminina

Para marcar a passagem do Dia Nacional do Bombeiro, o deputado estadual Coronel Mocellin, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, concede moções de aplauso para duas mulheres de coragem nesta terça-feira. Uma é a primeira a ser promovida por ato de bravura na história do CBMSC, a soldado Stefania Adaime Veit. A outra é a guarda-vidas civil Thuany Platt, que, sem qualquer equipamento de resgate, entrou no mar e salvou dois banhistas durante sua folga na praia do Saquinho, em Florianópolis.

Voluntariado

Autor de um requerimento para realização de seminário, dia 7 de agosto, voltado às temáticas ligadas ao chamado Terceiro Setor, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), justificou com exemplos, que a população precisa saber. Um deles é o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, que é mantido por 300 voluntários. O mesmo acontece com outros 70% dos hospitais catarinenses.

Vazio sanitário

Se for aprovado projeto em tramitação na Assembleia Legislativa, o governo estadual, através da Cidasc, poderá exigir que qualquer produção agrícola seja interrompida por 60 dias, dentro do que se chama “vazio sanitário”, tempo necessário para acabar com os fungos e bactérias antes de um novo plantio. Evidentemente que haverá gritaria, mas é o que se faz no mundo desenvolvido. SC teria um enorme diferencial no país com a medida.

Outro lado

Informou-se aqui que o ex-prefeito de São Ludgero e agora deputado estadual Volnei Weber (MDB), está incentivando parcerias com o Governo de Estado e prefeituras para a construção de estradas e pavimentações com base no modelo adotado no município sulino, ao custo de R$ 300 mil por quilômetro. Leitores pedem que se escreva que nas obras, tanto urbanas como rurais, falta qualidade e que seu prazo de validade pode durar uma eleição, no máximo. Dizem que este tipo de serviço em rodovias estaduais, que têm grande movimentação de veículos pesados, causa temor quanto à sua viabilidade.

Segurança pública

O 25º Boletim Semanal de Indicadores da Segurança Pública, divulgado ontem pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, mostra 1.552 roubos e 9.843 furtos a menos em junho deste ano em SC comparativamente ao mesmo mês de 2018. Os números são os melhores desde o início da série de levantamentos.

Mix

Florianópolis sedia dia 6 o evento Empreende Brazil Conference. O que chama a atenção é a lista de convidados do universo dos negócios, indo da cantora Anitta, passando pelo chefe-mor do Partido Novo, João Amoedo, ao ex-bilionário Eike Batista. Compartilharão experiências em temas como inovação, franquias, marketing, startups, cenário econômico atual e tendências.

Educação

Mais uma avanço extraordinário na educação de SC está sendo dado. Alunos do ensino médio da rede pública estadual de 40 municípios terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional a partir de agosto, através de parceria entre o Sesi e Senai com a Secretaria Estadual de Educação. Serão 3.790 vagas em formações como jogos digitais, energias renováveis, desenho 3D, moda, animação digital e informática, entre outros, no contraturno escolar. O convênio será assinado nesta sexta-feira.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome