Incanto Trentino

Seguindo sua linha editorial pautada na valorização da história e da cultura, o portal O Trentino publica em aba especial neste site alguns significados dos sobrenomes trentinos que, em diferentes épocas, a partir da chegada dos primeiros imigrantes, em 1875, passaram por Nova Trento ou aqui se fixaram. A maioria ainda existe. Outros não são mais percebidos no município porque, muito provavelmente, sendo famílias pequenas, migraram para outros lugares.

A lista de sobrenomes tem como base histórica o livro “Vencer ou Morrer”, do pesquisador italiano Renzo Maria Grosselli (Edufsc), que é a mais completa obra sobre o assunto. Por sua vez, a pesquisa sobre as origens e significados foi feita pela jornalista Vanessa Ruberti, e teve como fonte principal o livro Cognomi del Trentino.

Uma das inúmeras paisagens do Trentino que são encantadoras. Foto: Divulgação

Saiba mais

O sobrenome italiano (cognome) surgiu quando o homem, tendo abandonado o sistema tribal e do clã, começou a viver numa sociedade organizada. O sobrenome, ou o segundo nome, servia justamente para diferenciar-se dos outros membros dos diferentes grupos familiares que formavam o aglomerado onde viviam.

Incanto Trentino

Com o avançar dos séculos, já em plena época feudal, e com a consolidação dos grandes burgos e cidades, sempre obrigados pela necessidade de diferenciar-se, já que existia uma convivência com elementos diferentes, os homens começaram a adotar, como segundo nome, formas obtidas de nomes pessoais, apelidos que se referiam a características físicas, morais, atividade, determinativos étnicos (do lugar de origem) e assim por diante.

No entanto, o primeiro grande passo em direção a um sistema de sobrenomes de massa se deu por uma disposição do Concílio de Trento (1564), que tornava imutável, obrigatório e transmissível o sobrenome. Isso para facilitar a cobrança de impostos, mas principalmente para evitar casamentos e uniões entre consanguíneos. Atualmente, na Itália, segundo recentes pesquisas, há aproximadamente 257 mil sobrenomes documentados.

Confira aqui os sobrenomes já pesquisados.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome