Raquete

O catarinense Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), comemorou a vaga do Brasil no qualificatório para a “nova” Copa Davis, que passará por mudanças importantes a partir do próximo ano. A fase de qualificação será equivalente aos playoffs (ou repescagem) do atual modelo, para o qual o Brasil estava fora. E com ela o país tem chances de competir na elite do tênis mundial ainda em 2019.

Foto: Divulgação


Surpresa

Analistas políticos estão mais que surpresos com a liderança do petista Décio Lima para governador. É preciso destacar que seu programa eleitoral na TV vem agradando muito, com aquele estilo paternal e pacifista que usa nas suas falas.  Por isso é que está cercada de muita expectativa a nova pesquisa do Ibope, contratada pela NSC, que será divulgada nesta sexta-feira.

Exclusão

O Partido Social Liberal (PSL) de SC está magoado com a Federação do Comércio (Fecomércio-SC) por  não estender ao seu candidato ao governo estadual, Comandante Moisés, convite para participar do lançamento da Carta do Comércio, com debate, realizado na manhã de anteontem.

Vale ou não?

Mesmo revogada pela recente reforma trabalhista, em três convenções firmadas este mês na Justiça do Trabalho de SC foi restabelecido o dispositivo que prevê, nos casos de rescisão do contrato de trabalho, que empregadores e empregados a homologuem no sindicato da categoria. Que diferença faz isso?

Cultura

Acerca de duas notas sobre o assunto nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Comunicação considera importante lembrar que está em andamento o Prêmio Catarinense de Cinema 2018. Lançado pelo governador Pinho Moreira em abril, vai distribuir R$ 8,4 milhões a 23 produções audiovisuais. Além do Prêmio Catarinense de Cinema, o governo busca meios de lançar, ainda este ano, o Edital Elizabeth Anderle, dentre diversas outras iniciativas. Com todos esses recursos e os esforços empenhados, a Secom diz que não há dúvidas do quanto o governo valoriza a cultura e os artistas catarinenses.

Reconhecimento

O que a maioria das prefeituras ignora, lamentavelmente, a de Joinville valoriza, premiando as escolas municipais que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). É uma forma de agradecer toda comunidade escolar pela dedicação e alcance dos resultados. Detalhe: Joinville é a cidade com as escolas mais bem avaliadas do Sul do Brasil. A Escola Municipal Adolpho Bartsch obteve a invejável nota 9,2.

Carro elétrico

As estatais Celesc, de SC, Copel, do Paraná, mais as paulistas Electro e Eletropaulo, devem anunciar nos próximos dias projeto em parceria para instalação de pontos de recarga para veículos elétricos desde Florianópolis até a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, numa cobertura de 1.150 quilômetros, quase o triplo da atual, de 435.  A Celesc ficaria com os pontos em todo o trecho catarinense da BR 101, até a divisa com o Paraná. No trajeto já funcionam um em Florianópolis e outro em Araquari. Está previsto um terceiro em Itajai.

Direito de greve

Está pronto para deliberação do plenário, projeto de lei de autoria do senador Dalírio Beber (PSDB-SC) que regulamenta o exercício do direito de greve dos servidores públicos da administração pública direta, autárquica ou fundacional de qualquer dos poderes, no âmbito federal, estadual e municipal. Seria auto regulamentado pelas entidades sindicais representativas dos servidores públicos e acolhido pelos Observatórios das Relações de Trabalho, de caráter tripartite, a serem criados na União, estados, Distrito Federal e municípios. O texto busca regulamentar o inciso VII do artigo 37 da Constituição de 1988. Está mais que na hora, não?

Memória

Várias entidades de arquitetura em SC vão convidar outras organizações públicas e privadas para montar um grupo de ação visando estudar a realidade da situação dos 256 museus no Estado. O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro acendeu o alerta vermelho para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

Segunda opção

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) recebe inscrições até 8 de outubro para o vestibular de verão, que tem como novidade a segunda opção para curso de graduação.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome