Em ato realizado na noite de ontem, 3, incluindo missa em ação de graças, foram inauguradas as novas instalações da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), que agora fica na Praça Getúlio Vargas, em espaço até recentemente ocupado pela Loja Joanito (fotos). O evento coincide com os dois anos de fundação da entidade no município.

No local já está funcionamento um brechó, com todos os produtos oriundos de doações. São roupas em geral, bonés, livros e calçados a valores de valor médio de R$ 5 por peça. É com a receita disso que a RFCC pretende se manter, pagando aluguel e as despesas de manutenção.

No espaço também já está sendo feito o atendimento às pacientes, através do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer, que tem quatro integrantes até agora, sob coordenação de Regina Quaiatto. Diariamente, das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, se revezam,  fazendo o acolhimento inicial, o mais humanizado possível  e, se for o caso, também providenciando o encaminhamento para tratamento.

Para se manter, diz a presidente da entidade, Dorotéia Cadorin, a RFCC também depende de doações da população, do poder público, da venda de camisetas personalizadas e também de ações próprias, como seu pedágio anual, agendado para outubro, quando acontece o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer, e do evento Pizza Solidária, que está sendo preparado e deve acontecer em abril ou maio.

Dorotéia afirma que no novo local, mesmo sem divulgação, a procura apresentou uma elevação expressiva, ultrapassando a expectativa que havia inicialmente.

Solenidade – Após missa em ação de graças na Igreja Matriz São Virgilio, foi feita a benção e inauguração do novo espaço, ato que foi prestigiado pela presidente estadual da RFCC, Ciria Zunino. Em breves discursos manifestaram-se o vice-prefeito Moacir Dalla Brida, os vereadores Jucelino Chini e Luiz Fernando Rachadel, além da presidente da RFCC de Nova Trento, Dorotéia Cadorin.

Moacir Dalla Brida destacou a instituição e o trabalho que faz, prometendo que do que depender do poder público, ela terá apoio. Os vereadores Jucelino Chini e Luiz Fernando Rachadel deram a melhor notícia da noite: a Câmara de Vereadores tem em pauta para aprovar nas próximas sessões uma indicação declarando a RFCC de Nova Trento como de utilidade pública, o que a  habilita a receber recursos públicos.

Ciria Zunino lembrou alguns momentos que antecederam a criação da RFCC de Nova Trento, há dois anos, destacando a incansável vontade de um pequeno grupo de voluntárias, lideradas por Doroteia Cadorin, entre outras, que incorporaram o lema de Santa Paulina: “Nunca jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome