Na sessão de terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores marcou a data aprovando por unanimidade o projeto de lei de origem legislativa 004/2022, que declara de utilidade pública a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Nova Trento. Os autores do projeto foram os vereadores Luiz Rachadel e Flávio Dalprá, do MDB, e Jucelino Chini (PP) e Joel Garbari (PSDB).

Os quatro legisladores justificaram seu projeto dizendo que a RFCC neotrentina tem por finalidade o desenvolvimento de programas de saúde e, em especial, o de combate ao câncer, orientando e instruindo voluntárias para recuperação e bem-estar das doentes portadoras de câncer, bem como divulgar conhecimento sobre a prevenção e o combate da doença, entre várias outras ações.

Inauguração – Na quinta-feira passada, 3, a RFCC inaugurou suas novas instalações na Praça Getúlio Vargas, em espaço até recentemente ocupado pela Loja Joanito.  O evento coincide com os dois anos de fundação da entidade no município.  No local já está em funcionamento um brechó, com todos os produtos oriundos de doações. São roupas em geral, bonés, livros, calçados e outros produtos por preço médio de R$ 5 por peça. É com a receita disso que a RFCC pretende se manter, pagando aluguel e as despesas de manutenção.

No espaço também já está sendo feito o atendimento às pacientes, através do Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer, que tem quatro integrantes até agora, sob coordenação de Regina Quaiatto. Diariamente, das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, se revezam, fazendo o acolhimento inicial, o mais humanizado possível  e, se for o caso, também providenciando o encaminhamento para tratamento.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome