Relaxamento imperdoável

Entristece saber que faltando menos de um mês para o fim das campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo, a dedicada Secretaria de Saúde de SC está muito preocupada com a baixa procura pelas vacinas. Até ontem nem metade da cobertura vacinal desejada para a gripe ou para o sarampo foi alcançada. As metas são de 90% e 95%, respectivamente. Lamentável.

Homenagem à direita (1)

Uma homenagem ao centenário ao Partido Comunista, em abril, na Assembleia Legislativa, levou o deputado estadual Sargento Lima a propor o contraponto. Segunda-feira, às 19 horas, a Alesc fará sessão especial aos movimentos conservadores de direita. O parlamentar justifica que há sete anos, graças às ações de combate à corrupção, na Operação Lava-Jato, intensificaram-se os protestos pelo impeachment da então presidente Dilma, levando o país às ruas, “no maior movimento conservador da história do Brasil”, que culminou com a eleição de Bolsonaro.

Homenagem à direita (2) 

Para Lima a homenagem é cabível porque os movimentos de direita trouxeram nova perspectiva para a política brasileira e de SC. Foram criados diversos núcleos no Estado: “São movimentos que lutam para que a nossa sociedade não volte a ser controlada por partidos que trazem ideologias já testadas e que não deram certo, como o comunismo da União Soviética, Coreia do Norte, Vietnã, Cuba, entre outros”.

A tiracolo

Na visita que fará a SC no próximo dia 23, ainda sem detalhes, em plena campanha pelo Palácio do Planalto, Lula se fará acompanhar de alguém que promete não sair de perto: é Janga, a socióloga Rosângela Silva, cujo casamento de ambos será quarta-feira, 18, em São Paulo.

Capital da Moda

O município de Gaspar passará a ostentar o título de Capital Nacional da Moda Infantil, com a aprovação de projeto de lei,  anteontem, pela Comissão de Educação do Senado, e que segue para sanção de Bolsonaro. O município tem mais de 1.300 mil estabelecimentos fabris,  entre indústrias de confecções de vestuário, facções e tecelagens, com produção  concentrada na moda infantil e para bebês. Em 2018, foram fabricadas 1,5 bilhão de peças.

Obra furtada

Um faro raro no gênero. Uma obra de arte do artista Sergio Adriano H foi furtada de dentro da exposição “Ressoar”, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, em Florianópolis. O incidente, que ocorreu na tarde do dia 6 passado, já está sendo investigado pelas autoridades locais. A mostra foi uma das atrações da Maratona Cultural 2022, montada especialmente para o evento, e permanece aberta para visitação até dia 27. “Índice II”, peça de 30 x 15 cm, é um Dicionário da Língua Portuguesa colado com pé e moldura redonda de metais do período colonial, está avaliada em R$ 30 mil.  Para a organização da Maratona Cultural, é importante que a população tenha ciência do ocorrido e não adquira a obra por intermédio de terceiros. Qualquer informação válida sobre o paradeiro pode ser relatada pelo disque-denúncia da Polícia Civil, através do número 181, de forma sigilosa”, orienta Francine Goudel, curadora e produtora da exposição.

Modelo

O que é bom se copia. É o que fará o governo estadual, através de sua Fundação de Esportes, em relação ao Projeto de Iniciação Desportiva (PID), da prefeitura de Joinville, que no contra turno escolar leva os estudantes a praticar mais de 20 modalidades esportivas.

Descanso

Relatado pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o plenário da Câmara vai votar projeto de lei que que obriga os serviços de saúde a oferecer locais adequados para repouso, no intervalo dos plantões, dos profissionais envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus. Está vindo tarde, mais ainda há muito o que retribuir a estes heróis.

Contradições

Enquanto o Brasil piora sua imagem externa por destruir suas florestas, eis que havia uma ameaça, no Congresso, de considerar a silvicultura como uma prática poluidora  e prejudicial ao meio ambiente. Ameaça que foi afastada esta semana. A silvicultura é o cultivo de florestas por meio do manejo agrícola. Se virasse lei, SC, por exemplo, teria que se desfazer de mais de 500 mil hectares, de um total de 1,5 milhão, ocupados com plantios florestais de pinos.

Lixo multiplicado

O jornal “O Globo” noticia que ex-participantes do programa Big Brother Brazil estão sendo disputados por programas da TV Globo. É o lixo ajudando a multiplicar o lixo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome