Ressaca eleitoral

Passada a eleição, resta saber, agora, se Jair Bolsonaro é uma ameaça à democracia. Trata-se de um homem simples, de viés autoritário, como deixou claro em muitas ocasiões, mas com alguns posicionamentos que conquistaram simpatias, principalmente na questão da segurança. Foi assim que conquistou a preferência da maioria dos eleitores diante da dissimulação sorrateira do lulopetismo. A esperança é que para o bem do Brasil o capitão seja antes de tudo um democrata.

Foto: Divulgação


 

Outro dia

Hoje é dia de se cair na real. O eleito para o Palácio do Planalto terá de dizer que reformas importantes terá que fazer, por mais duras que sejam. Se por qualquer motivo expor a democracia a ameaças, o povo tomará as ruas, novamente, sem dúvida.  Não é por falta de costume. Foi ele quem, via Congresso Nacional,  tirou do poder a “presidenta” Dilma Rousseff.

Para conferir

Para conferir, hoje, com tudo apurado, o que os institutos publicaram sábado: Pelo Ibope e para o governo de SC, o  Comandante Moisés tinha 59% e  Gelson Merisio 41%. Para presidente da República: Datafolha, 56% para Jair Bolsonaro e 44% para Fernando Haddad; Empiricus-Crusoé, 60,6% x 39,4%; Ibope,  57% x 43%; BTG-Pontual, 60% x 40%; e Rede Record (R7) 68,4% x 27,4%.

Voto aberto

O leitor Ademar Darós, de Nova Trento, expôs à coluna, em poucas palavras, o mesmo motivo que levou dezenas de milhões, ontem, a preferir Jair Bolsonaro como novo presidente da República: “Entre permanecer no erro e tentar mudar e errar novamente, preferi tentar”.

Tapas e beijos

Se Gelson Merísio fosse o vencedor de ontem, tudo indicava que a transição não seria nem um pouco tranquila depois das duras críticas  que  Pinho Moreira fez no candidato do PSD, qualificando-o como “mentiroso compulsivo” e que cadeia para ele é questão de tempo. Com a equipe do Comandante Moisés tudo será mais fácil. Tanto que já há pessoas indicadas a comparecer esta manhã no Centro Administrativo do Governo, onde o governador dispôs uma sala especial  para a equipe do novo chefe do Poder Executivo eleito receber e pedir todas as informações possíveis.

Liberdade

A juíza Maria Paula Kern rejeitou pedido para determinar retirada de faixa antifascista colocada em prédio da Udesc, em Florianópolis. Faixa vinculada como propaganda contrária a um candidato à Presidência da República. Ganhar a eleição no grito, acima da lei? Sejamos francos e menos hipócritas: houve um tempo em que a universidade era local de estudo; hoje, sob o manto da autonomia e aparelhadas, é palco de baderna, desrespeito à lei e proselitismo político.

Câmara Mirim

A estudante blumenauense Natália Oliveira Pereira dos Santos foi autora de projeto aprovado na 14ª edição do programa Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados, que proíbe a comercialização de canudos de plástico. O programa, realizado semana passada, simula o processo legislativo com estudantes do ensino fundamental de todo país. O projeto aprovado pode ser apadrinhado por um deputado federal e passar a tramitar de verdade na Casa.

Paridade

Nada melhor que a união de forças. Revoltadas com a possibilidade de serem impostas quatro praças de pedágio no trecho sul da BR 101 em SC, as forças políticas da região se uniram e produziram um documento exigindo paridade nas tarifas com o trecho norte (R$ 2,70 em cada pedágio, no momento). E cada praça a uma distância de 80 quilômetros uma da outra. Justo.

Comunicação

O presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Rodrigo Collaço, faz amanhã, em almoço com jornalistas, apresentação do novo plano de comunicação do Poder Judiciário. Entre as ações imediatas está a de ingressar nas redes sociais, criação de assessorias de comunicação regionais e relacionamento com a imprensa.

Heróis catarinenses

Os surfistas catarinenses João Alberto Schmitz Filho e Phlilippe Oliveira Peixoto, receberão dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro, o 1º Prêmio de Conservação Marinha AquaRio. Motivo: na penúltima semana os dois arriscaram a própria vida para salvar um filhote de baleia que ficou preso em redes de pesca nas proximidades do Farol de Santa Marta, em Laguna. A propósito disso: alguém em SC se lembrou de enaltecer publicamente o ato dos dois rapazes?

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome