A Praça Getúlio Vargas se transformará neste domingo, 24, em palco para lançamento de mais um projeto pioneiro para o turismo de Nova Trento. É o Roteiro Cidade Santa de Cicloturismo, com uma distância total de 64,4 quilômetros dividida em dois trechos de pedal, já todo com sinalização especial, doada pela Prefeitura de Nova Trento.

O Roteiro

O primeiro, de 42,7 quilômetros, começa na Praça Getúlio Vargas e os pontos de referência e até de paradas são o oratório São Roque, o casarão Minatti e a igreja de Baixo Salto. Dali o roteiro segue por São Caetano, onde está a cachoeira de Taquaruçú, até a casa Visentainer, em Alto Alferes, prosseguindo pelo Santuário Santa Paulina, rua Madre Paulina (de vários opções gastronômicas e vinícolas) e  cascata Tapioca, no bairro Cascata, terminando no ponto de partida, a praça Getúlio Vargas.

Nesse roteiro a altitude máxima é de 392 metros. A dificuldade física para o ciclista é de nível 4 em uma escala até 5, e a dificuldade técnica de 3, na mesma escala.

O trecho 2, com distância de 25,7 quilômetros e altitude máxima de 518 metros, tem dificuldade física de nível 4 e técnica de 2 em escala até 5. Inicia na Praça Getúlio Vargas, passando pela Igreja Matriz São Virgílio, oratórios Santo Antonin, Cristo Rei (Ribeirão Velha) e São João Batista (Calvário, bairro Trinta Réis), Museu da Cultura Italiana e Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

Livre

Qualquer pessoa pode fazer o roteiro, em grupo ou individualmente. O primeiro passo é obter o roteiro, que em Nova Trento será disponibilizado na Pousada e Cantina Italiana, onde o cicloturista receberá todas as informações, incluindo o primeiro carimbo em um passaporte, que pode receber mais dois, na passagem  pelos santuários Nossa Senhora do Bom Socorro e Santa Paulina, o que dá direito a um diploma e uma medalha como lembrança por tê-lo completado em toda sua extensão.

Ainda na Pousada e Cantina Italiana ocicloturista ganhará uma fita de identificação no pulso para que em 11 locais onde ficam empresas parceiras do projeto (veja lista abaixo), além de ser bem recebido terá vantagens ou desconto nos serviços e produtos comercializados. Cada uma das 11 empresas exibirá um selo de credenciamento do projeto, em local visível.

As empresas credenciadas são: Al Fero Birrifício, Avvento – Cioccolato Artigianalle, Dalbosco Bikes, Innovare Slin Hotel, Lanchonete Dalri, Cia da Saúde, Pizzaria di Iggio e Ivete, Pousada e Cantina Italiana, Pousada e Restaurante Nataliana, Pousada e Restaurante Nonna Lurdes e Vinícola Vô Luiz.

A realização e coordenação do projeto são da Associação de Cicloturismo Pedalatrento (Acipe), Prefeitura e Associação Neotrentina de Turismo (Neotur).

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome