“Já pensou se neste Mundo não houvesse água? Nós não iríamos existir, nem os animais, tampouco nossas matas”.

Foi com a contundente indagação inicial que a estudante Natasha Galvan Zonta, de 14 anos, da 8ª série, da Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco Valle, do bairro Trinta Réis, foi a vencedora do concurso com o tema “Samae – cuidando da água e proporcionando qualidade de vida”, atividade relacionada à passagem do Dia Mundial da Água, transcorrido no último dia 22.

Promovido pelo autarquia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o concurso teve mais de 150 redações concorrentes feitas por estudantes do 6º ao 9º anos das escolas municipais de Trinta Réis e dos distritos de Claraíba e Aguti, além da escola estadual Francisco Mazzola. Na fase final do concurso foram selecionadas 14 redações e destas a de Natasha foi a escolhida por uma comissão julgadora.

A jovem estudante, junto com sua professora, o diretor de sua escola, dirigentes do Samae e representantes do prefeito, além de vereadores e outras autoridades, prestigiaram a premiação (foto), na manhã de hoje, na sede do Samae. Natasha recebeu um troféu.

Foto: Divulgação

Em vários pronunciamentos, na solenidade todos os oradores destacaram a importância da iniciativa, que o Samae já decidiu, pela repercussão que teve, repetir todo ano, de agora em diante.

Redação

A redação de Natasha Galvan Zonta, com o título “Essa tal de água”, é a que segue:

 “Já pensou se neste Mundo não houvesse água? Nós não iríamos existir, nem os animais, tampouco nossas matas. Como sempre podemos imaginar o quão ela é incrível e como o ser humano não dá valor ao recurso precioso que tem: a água. Um dia poderemos ficar sem!

De tanto as pessoas cobrarem economia de água, pode parecer-lhe chato, mas enquanto você fica pensando que nada disso importa, um dia, quando essa água ficar escassa, você vai chorar e pedir ela de volta.

Escovar os dentes com a torneira fechada, tirar o excesso de comida dos pratos antes de lavá-los, tomar banhos mais rápidos, não usar a mangueira para lavar sua calçada mas sim aquela água que você vai jogar fora, são regrinhas bem simples, mas que ajudam a cuidar da nossa água.

Temos que pensar que tem gente tratando nossa água, deixando-a potável para o consumo e, o Samae, faz esse trabalho tão importante e indispensável à nossa saúde. Esse trabalho, podemos perceber, é feito com muita dedicação e carinho.

Querendo ou não, nós precisamos da água para tudo. Então, dê o devido valor a ela e a tudo que você tem, senão ficaremos sem nada. Vamos nos questionar! Por que você acha que devemos cuidar da água? Conscientize-se e comece fazer a diferença!”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome