Atendendo exigência de lei federal, a Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está respondendo um extenso questionário do Ministério das Cidades através do Sistema Nacional de Informações e Saneamento Básico (Sinisa), que todo ano faz uma atualização de seus dados com todos os 5.570 municípios brasileiros.

Os questionamentos estão divididos em cinco módulos: gestão municipal, abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e rurais e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O biólogo Marinho Tomasi, que está auxiliando nas respostas, diz que Nova Trento, de um modo geral, está bem situado e atendido naquelas áreas. Cita como exemplo o controle que existe quanto aos resíduos sólidos, com coleta e destinação final. Coleta que existe com regularidade na zona rural.

Quanto ao abastecimento de água, ressalta dados recentes do Censo de 2022, em que Nova Trento ganhou pontuação máxima (100) , incluindo a canalização e banheiros adequados nos domicílios. O recolhimento de lixo tem pontuação de 95,5 e o esgoto de 91,8, conforme o mesmo IBGE.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome