Nesta quinta-feira, 11, Dia de Corpus Christi, ponto facultativo,  acontecerá a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Nova Trento. Esse rito religioso é representado por um ostensório (foto), onde se guarda a hóstia antes que ela seja apresentada aos fiéis. O momento iniciará às 9 horas, na Igreja Matriz São Virgílio e a intenção é pedir a proteção e o fim da atual pandemia.

Foto: Divulgação

O ato está sendo organizado pelo Santuários Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, Paróquia São Virgílio, Secretaria de Turismo e Polícia Militar. Não será uma carreata, mas apenas a passagem de Jesus Eucarístico. Seus organizadores alertam para o distanciamento das pessoas e o uso de máscaras diante de suas casas ou nas ruas onde desfilará pequena comitiva motorizada conduzindo o ostensório.

O desfile tem início na frente da Igreja Matriz, seguindo pela rua dos Imigrantes em direção aos bairros Mato Queimado, Besenello, Santo Antonin e Ponta Fina Sul, retornando pela ruas Felipe Schmidt, João Bayer Sobrinho e José Valentim Borgonovo, entrando no bairro Trinta Réis. O trajeto prossegue até o bairro São Roque, praça Getúlio Vargas, rua dos Imigrantes e Santo Inácio, no Centro. Na parte final a passagem abrangerá os bairros Espraiado e Morro da Onça, distrito de Claraíba e rua Madre Paulina até em frente à basílica, para a benção final.

Significado

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Na década de 60, iniciou-se o costume de comemorar a data de Corpus Christi com tapetes ornamentais confeccionados com serragem colorida sobre os paralelepípedos das ruas centrais das cidades.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome