Proclamado pelo Papa Francisco, 2025 é um ano jubilar na Igreja Católica, que acontece a cada 25 anos, instituído para que os católicos renovam sua fé. Tendo como tema “Peregrinos da Esperança”, teve  início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que seguirá assim até dia 6 de janeiro de 2026.

Celebrações também vão ocorrer no Brasil, em Santa Catarina, com abertura na Catedral de Florianópolis, e em Nova Trento, nos Santuários Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, que foram escolhidos pela Arquidiocese como pontos principais de referência para receber peregrinos e peregrinações no ano jubilar de 2025.  O ano jubilar em Nova Trento também coincidirá com o sesquicentenário da imigração italiana no Brasil e os santuários também farão festividades alusivas.

Santuário Nossa Senhora do Bom SocorroFoto: Carlos Pedrotti.
Foto: Divulgação Santuário Santa Paulina

Ser um santuário jubilar concede um significado especial à peregrinação. Durante sua vigência os fiéis que visitarem os santuários de Nova Trento e cumprirem as condições estabelecidas pela Igreja (oração pelas intenções do Papa, confissão sacramental e comunhão eucarística) poderão receber a indulgência plenária, que remete as penas temporais devidas pelos pecados já perdoados.

História – O primeiro Jubileu, também chamado “Ano Santo”, foi proclamado no ano de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. A sua frequência mudou ao longo do tempo: a princípio seria realizado a cada 100 anos, mas, em 1342, o Papa Clemente VI antecipou esse período para 50 anos. O segundo jubileu da história foi realizado em 1350. Tempos depois, o Papa Paulo II, em 1470, determinou o período interjubilário para 25 anos.

Há também os jubileus “extraordinários”: por exemplo, em 1933, Pio XI quis recordar o aniversário da Redenção e, em 2015, o Papa Francisco proclamou o Ano da Misericórdia. A forma de celebrar o jubileu também foi diferente. No início, realizava-se a visita às basílicas romanas de São Pedro e São Paulo, portanto uma peregrinação. Mais tarde foram-se acrescentando outros sinais, como a Porta Santa.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome