SC-Itália

Depois do Espirito Santo, SC é o Estado com mais “oriundi”, assim chamados os descendentes de italianos. Mesmo assim, nos anos 1980,  perdeu seu consulado, então sediado em Florianópolis, transferido para Curitiba. Perda que se tenta recuperar agora com a instalação de um escritório de representação, neste segundo semestre. Mas o propósito maior da Frente Parlamentar SC– Itália, da Assembleia Legislativa, é a criação de um consulado aqui.

Judicialização

Algumas das mais respeitadas bancas de advogados de SC já foram consultadas para possível judicialização do programa Universidade Gratuita, a menina dos olhos do governador Jorginho Mello. Como está, sem mudanças, de forma a não atingir todo o universo de instituições de ensino superior, mas só algumas, será questionado pelos estudantes. O que chama a atenção é o visível interesse em beneficiar instituições do ensino superior, e não os universitários.

Estreia

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC) fez sua estreia, ontem, como relator da aparentemente tranquila Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil na rede de lojas Americanas. Foram ouvidos representantes de sindicatos e dos administradores judiciais. A rede pediu recuperação judicial no dia 19 de janeiro após anunciar um rombo contábil de R$ 20 bilhões. Tem 44 mil empregados e 3.500 lojas.

Voz do povo

Que sirva de exemplo projeto de lei que ainda precisa ser aprovado pelos vereadores de Criciúma. Estabelece que toda vez que o prefeito  queira criar novo tributo no município, ele tem que, obrigatoriamente, promover uma audiência com a participação da população para explicar tudo direitinho.

Visto para turista

Saiu um ranking dos países que registram o maior tempo de espera para obter o visto de turista para viajar aos Estados Unidos. O Brasil é o sétimo. Mostra também que a fila de requisitantes atingiu recordes em quatro das cinco cidades brasileiras onde o documento pode ser solicitado. São Paulo lidera, com 615 dias; depois Porto Alegre (507 dias); seguindo-se Brasília (493), Rio de Janeiro (478) e Recife (449).

Vinhos

Acadêmicos e profissionais da área da gastronomia, além de entusiastas da bebida, têm a oportunidade de navegar com mais segurança pelo fascinante mundo dos vinhos. A Univali e a Licorella oferecem três dias de imersão neste universo – um curso livre destinado a profissionais, acadêmicos e entusiastas. A disciplina ‘Navegando Pelo Mundo dos Vinhos – Introdução à enologia e um guia prático de compras em lojas físicas e on-line’ é ministrada pelo sommelier Álvaro Bahls, da Licorella (consultoria em enologia), certificado pela International Sommelier Guild.

Sexualização

Será levado ao plenário do Legislativo estadual proximamente projeto da deputada Ana Campagnolo (PL), que proíbe, em SC, a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes.

Correção

Perdão, leitores. É lógico que sendo presidente da República em 1894 o então marechal Floriano Peixoto não iria disputar uma vaga no Supremo Tribunal Federal, como aqui equivocamente informado. O que ele fez foram cinco indicações à Suprema Corte, todas recusadas nas sabatinas do Senado. A Constituição vigente naquela época era a de 1891, que definia um “notável saber” como requisito para a aprovação. Posteriormente é que se passou a exigir “notável saber jurídico”.

Cigarros eletrônicos

Quadruplicou, entre 2018 e 2022, o número de pessoas que consomem cigarros eletrônicos no Brasil. Em comparação com 2018, primeiro ano em que o levantamento foi feito,  o número era de 0,3% na população adulta, com menos de 500 mil consumidores. Em Santa Catarina, a incidência subiu de 0,5% para 2,4%, quase cinco vezes mais. Como se sabe, esse tipo de cigarro é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009.

No ar

A Prime You – maior empresa da América do Sul de compartilhamento de aviões, helicópteros, embarcações, imóveis e carros esportivos – anunciou ontem a ampliação de sua atuação no segmento de aviação executiva, com a abertura de uma base operacional em SC, a primeira da região Sul. Inicia com um Phenom 100.  Esta é sua terceira base operacional Brasil. Diz que escolheu SC pela sua importância econômica e pelo potencial de uso da aviação executiva por aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome