Ainda que os estudos estejam em andamento e possam passar por alterações, quatro estradas estaduais estão mapeadas para concessão em conjunto com rodovias federais em Santa Catarina: são as SCs 108 e 110, que tem trechos que passam por Nova Trento, e 418 e 421, na região norte do Estado.
As concessões podem resultar na melhoria das estradas, incluindo sua duplicação e consequente cobrança de pedágio por parte das concessionárias. O mais recente levantamento sobre o volume de tráfego no trecho da SC-410 entre Nova Trento e Tijucas apontou a circulação média diária de 40 mil veículos.
Porém, como não há adesão do governo do Estado ao modelo conjunto de concessões, junto com o federal, previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como está ocorrendo no Paraná, por exemplo, as quatro rodovias estaduais podem ser excluídas do pacote. Na relação de vias federais elencada no PAC, estão as BRs 280, 470, 153 e 282 (há chance de inclusão de trecho da BR-480)
O governador Jorginho Mello tem afirmado que o Estado não tem interesse no modelo, porque sua prioridade é primeiro restaurar as estradas e depois pensar na concessão. Na visita a Joinville e região no início do mês, para vistorias nas BRs 101 e 280, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, informou que a modelagem está sendo refeita, com a retirada das rodovias estaduais.
A lista de rodovias federais e estaduais qualificadas em 2021 para concessões era maior, com mais de 3 mil quilômetros. A qualificação se baseou em estudos anteriores. Após avaliação de viabilidade, houve redução para mil quilômetros. No caso das 25 vias estaduais qualificadas, restaram quatro com potencial para a concessão. Todas foram mapeadas para concessão em conjunto com a BR-280, na região Norte. Os segmentos da Serra Dona Francisca (SC-418) e da Rodovia do Arroz (SC-108) estão no pacote, com ligações também entre o Vale do Itapocu e o Vale do Itajaí.