As rodovias estaduais SC-410 – no trecho entre Brusque e o distrito de Claraiba, em Nova Trento – e SC-108, do distrito de Claraiba até São João Batista, em que boa parte está em território neotrentino, vão ganhar uma terceira faixa nos pontos de subida (aclive) no mais rápido prazo de tempo possível.

A promessa foi feita pelo secretário estadual de Infraestrutura, o deputado estadual licenciado Jerry Comper, ao receber terça-feira, 21, em seu gabinete, o prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, acompanhado pelo prefeito de Brusque, Ari Vequi que defende a mesma causa.

Ao receber os dois prefeitos, Comper disse que há muito conhece o problema e a necessidade de uma terceira faixa mas duas estradas e que, de imediato, vai determinar a realização dos estudos técnicos para em seguida, com os elementos obtidos, fazer a necessária licitação da obra.

Conforme o prefeito Tiago Dalsasso, apesar de o problema existir praticamente desde que foi implantado o asfalto – materializado por imensas filas nos trechos de subida, quando caminhões, com carga trafegam lentamente, impedindo ultrapassagens de veículos leves –   nunca foi feito um estudo para uma possível terceira faixa, pelo menos em tais localizações.

O problema maior está na SC 410, no trecho chamado de “serra”, entre Brusque e o distrito de Claraiba, de cerca de quatro quilômetros. Caminhões pesados chegam a demorar até 10 minutos para vencê-lo em ambos os sentidos. Outro trecho que tem o mesmo problema, porém em grau menor, é o entre o final do bairro Morro da Onça e a localidade de Lombardia, no distrito de Claraiba.

Na SC 108 há necessidade de uma terceira faixa em vários pontos, já que boa parte dela é toda em subida no sentido São João Batista-distrito de Claraiba.

Causa regional – O prefeito Tiago Dalsasso, que tomou a iniciativa pela obra, pelas ligações políticas que tem com o secretário Jerry Comper, ganhou rapidamente a adesão do seu colega brusquense, Ari Vequi (MDB), que com muita frequência tem ouvido reclamações de muitos motoristas de sua cidade,  principalmente de veículos pequenos, quando a dificuldade cada vez maior de transitar nas duas estradas estaduais, onde as ultrapassagens são perigosas por falta de uma terceira faixa para veículos pesados nos pontos de subida.

O prefeito Tiago Dalsasso diz que imediatamente após a licitação das obras da terceira faixa, ele e seu colega brusquense Ari Vequi vão pedir a ajuda dos demais prefeitos da região, já que eles também têm interesse na melhoria que se quer dar. Somente depois disso, com as obras feitas, é que será dada força a uma outra causa de amplo interesse regional, inclusive para os brusquenses, que é a duplicação da SC-410, pelo menos no trecho entre São João Batista e Tijucas.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome