Uma série de fatores, como o tempo relativamente bom e o baixo fluxo de veículos nas vias públicas, devido às férias de boa parte dos trabalhadores e o recesso escolar, a Secretaria Municipal de Obras está aproveitando as condições favoráveis para fazer reparos diversos, tanto na zona urbana como rural.

Na área rural as obras desta semana estão se concentrando na localidade de Jacomina, vizinha a Bonito, com alargamento da estrada geral, instalação de tubos para vazão de águas pluviais, limpeza e macadamização. Logo em seguida, com trabalhos parecidos, a localidade a ser atendida, possivelmente já na próxima semana, é Bom Retiro.

Uma das obras mais importantes e pouco percebidos pelas pessoas e que está sendo feita no momento é a limpeza de tubulações de águas pluviais através de máquina de sucção terceirizada contratada pela Prefeitura. Esta máquina retira a areia acumulada durante anos na tubulação, motivo principal para inundações.

O secretário de Obras, Joel Garbari, diz que o uso de tal equipamento tem se mostrado muito útil e econômico, na medida em que, sem a areia, não há necessidade de substituição dos tubos para dar maior vazão às águas. É o caso, desta semana, da limpeza feita nas imediações da praça Padre Afonso Kurzo (foto), na entrada do Morro da Cruz, onde a tubulação existente é de diâmetro reduzido, necessitando sua substituição se a areia não fosse retirada.

Com as boas condições de tempo a Secretaria está aproveitando para fazer pequenos reparos, principalmente em calçadas danificados ou fora de nível. Para os próximas dias estão agendadas obras de recuperação da praça Getúlio Vargas, principalmente da calçada em sua volta, onde há mais de uma centenas de lajotas danificadas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome