Seguem as ações para que ainda neste ano seja instituída e esteja em pleno funcionamento a Academia Infanto-juvenil de Letras de Nova Trento, iniciativa que tem o apoio da Academia de Letras e da Secretaria Municipal da Educação, que envolve, primeiramente, a realização de um concurso de conto, poesia e declamação. Participam do projeto as escolas municipais professor Francisco João Valle, de Trinta Réis; João Bayer Sobrinho, do distrito de Claraiba; a do distrito de Aguti e a Padre José da Poian, do Salto.

Na próxima semana, integrantes da Academia cumprirão mais uma etapa, que consiste em uma visita às escolas para falar diretamente com os estudantes, nas salas de aula, motivando a participar do projeto. Também serão feitos encontros com professores, em especial de Língua Portuguesa e Arte, para que também tenham papel decisivo na mobilização. É que nas aulas de Língua Portuguesa e Arte, os estudantes serão estimulados a ler, interpretar e escrever em diferentes gêneros literários, como conto, poesia e declamação.

Participarão do projeto as escolas municipais professor Francisco João Valle, de Trinta Réis; João Bayer Sobrinho, do distrito de Claraiba; a do distrito de Aguti e a Padre José da Poian, do Salto. Nas aulas de Língua Portuguesa e Arte, os estudantes serão estimulados a ler, interpretar e escrever em diferentes gêneros literários, como conto, poesia e declamação.

A etapa seguinte é a concretização do concurso de conto, poesia e declamação, que tem como tema sugerido – mas que os estudantes podem escolher outro, de sua preferência, sobre os 90 anos de fundação da Paróquia São Virgílio.

Antologia

As melhores criações serão reunidas em uma antologia dos autores infanto-juvenis, com tiragem inicial prevista de 200 exemplares. Seu lançamento coincidirá com a criação oficial da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Nova Trento, com a posse de seus acadêmicos, conjuntamente com o evento de encerramento do ano letivo de 2019.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou inicialmente R$ 5 mil para o projeto, com perspectiva de aprovar mais recursos. O início concreto do projeto se deu no mês passado,  com a primeira visita de membros da Academia às escolas, para lançar o concurso.

Para os dias 22, 23 e 24 de outubro está agendada mais uma visita, para contação de histórias, palestras e revisão do material do concurso.  Em novembro, em data ainda por agendar, acontecerá o lançamento da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Nova Trento, a posse dos acadêmicos com eleição de sua diretoria e a edição da antologia infanto-juvenil.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome