Uma angustia que toma conta de centenas de neotrentinos que buscam a cidadania italiana está perto do fim: a ampliação dos serviços consulares italianos em Santa Catarina está muito próxima de se concretizar. É o que garante o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao destacar o encaminhamento feito pelo cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia.

O cônsul anunciou publicamente semana passada que a criação de um  “sportello consular“ em Florianópolis, estrutura vinculada ao Consulado Geral  da Itália em Curitiba, já está sendo tratada com o Ministério das Relações Exteriores italiano. “Nos parece realizável dentro de pouco tempo”, afirmou, reconhecendo a demanda apresentada por parlamentares catarinenses.

Em 2018, em ato realizado em Brasília, o deputado entregou ao embaixador da Itália, Antônio Bernardini, a Carta de Santa Catarina, documento subscrito por todos os deputados estaduais e com apoio oficial do governo catarinense requerendo ao governo italiano a ampliação dos serviços consulares no Estado.

“Somos o segundo Estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos. É justo e necessário que tenhamos esse instrumento para melhorar o atendimento aos descendentes ítalo-catarinenses. Reivindicamos isso há um bom tempo, reforçando o pedido também feito pelo Comitê dos Italianos no Exterior, órgão de representação dos cidadãos italianos residentes no Paraná e Santa Catarina”, explicou.

Um ‘sportello’ é uma estrutura intermediária entre um consulado honorário, que já existe em Florianópolis, e uma agência consular de carreira. Com a oficialização, o ministério italiano designaria pessoal específico para trabalhar na capital catarinense, ampliando os serviços oferecidos e com estrutura física maior para atendimento ao público. Hoje é preciso ir ao Consulado de Curitiba, cuja capacidade de trabalho está exaurida.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome