Foto: Divulgação

Como forma de contribuir com a melhora da leitura e escrita, está sendo desenvolvido desde março nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Trento o projeto “Sussurrofone”. A iniciativa, da psicopedagoga Michelle Kétrin de Melo, é inspirada em um instrumento artesanal norte-americano, que permite a captação individual da voz de forma amplificada, com retorno do som somente para quem está utilizando a ferramenta.

“Com o sussurrofone o aluno ouve a própria voz de forma mais nítida, sem interferência de outros barulhos da sala de aula;  assim ele consegue se concentrar mais e melhorar sua leitura, escrita e interpretação de texto”, garante Michelle. Segundo ela, os resultados já estão sendo percebidos pelos professores e também pelos próprios alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

Para criar o sussurrofone, os alunos, com o auxílio das professoras, utilizaram tubos de PVC e materiais coloridos para a decoração das peças. O recurso está sendo aplicado nas escolas municipais do distrito de Aguti; na Padre José da Poian, na localidade de Salto; João Bayer Sobrinho, no distrito de Claraíba, e Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis. A ferramenta pode ser utilizada em diversas disciplinas, como língua portuguesa, história, e geografia, em que a qualidade da leitura e da escrita são essenciais.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome