O Tribunal de Contas do Estado determinou a 82 municípios, dentre eles Nova Trento, para que encaminhem, em 15 dias, seus planos de contingência de combate à dengue, sob pena de aplicação de multa aos gestores responsáveis. A decisão decorre de processo instaurado a partir de levantamento efetuado pela Corte de Contas que analisou a situação epidemiológica no Estado. A secretaria neotrentina da Saúde informa que está enviado as informações solicitadas.
O TCE justificou a medida afirmando que além do controle sobre as contas, tem que avaliar se as medidas suprem as necessidades para o combate ao vetor, que alcança níveis alarmantes em todo o Estado.
O tribunal enviou, em 14 de fevereiro, a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde, ofício solicitando que enviassem – ou elaborassem, caso não tivessem –, no prazo de 15 dias, os planos de contingência de prevenção e combate à dengue, alertando sobre a possibilidade de aplicação de multa aos responsáveis, em caso de eventual descumprimento.
Na época, o levantamento apontou que 82 municípios não apresentaram plano de contingência de enfrentamento à dengue, deduzindo-se daí que não o possuíam. Dos 82 municípios, 30 foram considerados como infestados e, portanto, deveriam ter o plano de contingência.
O último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento diz que desde o início do ano foram registrados 166 casos, outros 208 suspeitos, 121 focos, 114 aguardando resultados e 623 descartados.