Título de Lula

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), esclarece: o projeto de lei revogando o título de cidadão honorário concedido ao ex-presidente Lula não tem prazo esgotado para tramitação normal, embora já passados quase três anos, e ainda não está pronto para votação em plenário. A cobrança já teve um efeito: a batata quente está sendo enviada para que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Milton Hobus (PSD), dê um destino.

Câmeras e polícia

No primeiro estudo do gênero no Brasil e América Latina, um grupo de pesquisadores concluiu que o emprego de câmeras corporais em ocorrências com policiais militares de SC  levaram a uma redução de 61,2% nos casos de uso da força (como contatos físicos e algemas) pelos agentes, com melhoria também na eficiência dos registros e encaminhamento dos casos. Conforme o “Estadão”, que publicou a pesquisa, mostrou-se, pela primeira vez, de forma consistente, os efeitos positivos das câmeras na atividade policial. A PM-SC iniciou o uso de câmeras corporais em julho de 2019.

Tucanices

A divisão de apoios entre os principais cabeças do PSDB em SC em relação às  prévias tucanas para a Presidência da República –  parte deles está com o  governador gaúcho Eduardo Leite e outra com o  paulista João Dória – está minando a boa relação que sempre tiveram dois caciques: o deputado estadual Marcos Vieira e o ex-senador Paulo Bauer.

Cadafalso

Num grupo fechado de plataforma digital, só com empresários muito ligados ao comando da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), um deles fez uma previsão: se não houver uma saída para que se estanque e reduza os preços da gasolina e do gás de cozinha, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não passa a virada do ano cargo. Quem ouviu o prognóstico não disse sim sem não.

Irreal

É inacreditável a capacidade de alguns congressistas proporem leis demagógicas, mas mandando a conta para o contribuinte. Um projeto, felizmente rejeitado e mandado para o arquivo, nesta semana, tornava obrigatória a contratação de ascensoristas em prédios comerciais e públicos, com carga horária de 36 horas semanais. Além de estar em completa desarmonia com a realidade, a iniciativa ignorou  que a tecnologia hoje empregada nos elevadores não demanda qualquer conhecimento específico ou técnico que requeira a necessidade ou obrigatoriedade de um profissional para seu manuseio.

Tabuleiro

Criado em abril do ano passado, logo no início da pandemia de covid, o Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias, da Udesc em Joinville, já tem mais de 500 membros registrados em seu clube virtual. Além de 130 sessões de treinamento, aconteceram até agora quatro campeonatos online.

Proteção à mulher

A intenção é boa, mas seria mais um custo para os já combalidos bares, restaurantes, casas noturnas e empresas de eventos em SC se passar projeto de lei que obriga tais estabelecimentos a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Teriam que providenciar auxílio para as mulheres irem até seus carros ou outro meio de transporte, bem como contatar a polícia em caso de necessidade. Prevê a obrigatoriedade de capacitação de profissionais. Entidades empresariais estão manifestando contrariedade.

Concessão

Em seminário, anteontem, no Congresso, sobre o Marco Regulatório dos Jogos no Brasil,  projeto que lá tramita há 30 anos, o chefe da  Assessoria de Novos Projetos do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República, Alceu Justus Filhos, informou que o governo está atuando para conceder à iniciativa privada mais 18 parques nacionais, entre eles o de São Joaquim, em SC. Recentemente, foram também concedidos em SC os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Inclusão e acessibilidade

Com representações já asseguradas de nove Estados, o 7º Miscelânea em Dança propõe, entre 8 e 11 deste mês, uma residência e uma exposição em torno do tema Neurodiversidade em Movimento. A iniciativa reunirá artistas, professores, alunos, residentes, bailarinos e pesquisadores interessados em transversalidades, paradigmas contemporâneos e em problematizar os modelos tradicionais da dança de salão. Totalmente on-line, o projeto cultural e artístico é chancelado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes 2020.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome