Em razão de boatos disseminados pelas redes sociais, o presidente e o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgaram a seguinte nota:

“A digitação do número do candidato, seguida rapidamente da tecla “confirma”, pode encerrar a votação antes da exibição da foto, sendo o voto, entretanto, contabilizado independentemente da exibição ou não da foto.

Juízes e Representantes da Justiça Eleitoral compareceram a diversas seções eleitorais em que foram registradas reclamações e constataram que a votação ocorreu normalmente.

Esclarecemos, ainda, que todas as urnas eletrônicas utilizadas são testadas continuamente em audiências públicas sem registro de quaisquer problemas dessa natureza.

A Justiça Eleitoral reafirma a segurança e a transparência de todo o processo eleitoral e seu compromisso com a democracia”

Florianópolis, 7 de outubro de 2018, às 16h30.

Desembargador Ricardo Roesler, Presidente do TRE-SC
Desembargador Cid Goulart, Corregedor do TRE-SC

Ocorrências policiais

Encerradas as Eleições, o TRE SC informa que foram registradas 94 ocorrências policiais, com 37 prisões de eleitores. Em Bom Retiro, houve uma prisão por transporte ilegal de eleitores. Em Florianópolis, um eleitor foi preso por divulgação de propaganda e, em São José, ocorreu mais uma prisão por boca de urna.

Já no município de Morro da Fumaça, no sul do estado, um eleitor foi preso por quebrar uma urna eletrônica com uma marreta. As mídias não foram afetadas e a urna foi substituída por uma de contingência. Após a troca, a votação seguiu normalmente.

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, houve um total de 107 ocorrências com as urnas eletrônicas; dentre essas, 55 tiveram que ser trocadas. As urnas substitutas estão recebendo normalmente os votos dos eleitores.

Em Itapoá, um eleitor foi preso por realizar boca de urna; em Abelardo Luz e Balneário Camboriú, as prisões deram-se em razão de divulgação de propaganda; já em Criciúma, um eleitor foi preso por corrupção eleitoral (compra de votos); e, em Maravilha, um eleitor foi preso por desacato.

Quanto às urnas eletrônicas, houve um total de 118 ocorrências; dentre essas, 58 tiveram que ser trocadas. As urnas substitutas estão recebendo normalmente os votos dos eleitores.

Votação na maior seção de Nova Trento ocorrem normalmente. Foto Lorena Poli.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome